A programação da Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória  segue a todo vapor. No terceiro dia de evento, o público vai conferir a exibição de longas e curtas-metragens que fazem parte da história das três décadas de história do evento. Outro destaque do dia é o lançamento do Caderno do Homenageado: Marcos Palmeira, publicação biográfica sobre a vida e carreira do ator. 

Quem abre a programação no Sesc Glória é a Sessão Retrospectiva de Curtas-Metragens, que acontece a partir das 14 horas, na Sala Marien Calixte. A sessão reúne cinco filmes de  diferentes linguagens vindos de várias regiões do Brasil. Eclipse Solar, de Rodrigo Oliveira (2016, ES) é uma ficção que conta a história de três trabalhadores que se reúnem em torno da preparação de uma festa num museu. O encontro entre os três revelará implicações profundas no passado. Ângelo Anda Sumido, de Jorge Furtado (1997, RS) fala sobre dois amigos que tentam chegar a um restaurante para jantar e se perdem no labirinto de grades, muros e cercas de uma cidade. Sweet Karolynne, de Ana Bárbara Ramos (2009, PB) é um documentário que acompanha a vida da pequena paraibana do título. 

Fechando a programação dois filmes de terror. Chupa-Cabras, primeiro filme de Rodrigo Aragão (2005, ES),  que mostra a fuga de um homem do chupa-cabra. Já O Duplo (foto), de Juliana Rojas (2012, SP) acompanha a rotina da professora Silvia, que tem sua  aula interrompida quando os alunos veem seu duplo pela janela. Ela tenta ignorar a aparição, mas o evento perturbador passa a impregnar seu cotidiano e alterar sua personalidade.

A noite, a partir das 19 horas, no Teatro Glória, acontecem as exibições da Sessão Espírito Santo em Retrospectiva e da Sessão Retrospectiva de Longas-Metragens. Na primeira sessão, o público confere dois filmes de realizadoras capixabas, a animação O Projeto do Meu Pai, de Rosaria (2016, ES), sobre a relação entre pais e filhos; e Para Todas as Moças, de Castiel Vitorino (2019, ES), que aborda a ancestralidade. Na sequência, o longa O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho (2012, PE), e apresenta a vida numa rua de classe-média na zona sul do Recife e que toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. 

A programação é gratuita, mas é necessário retirar os ingressos uma hora antes do início de cada sessão na bilheteria do local. 

COLETIVA E LANÇAMENTO DO CADERNO DO HOMENAGEADO

Também na sexta-feira (16), a partir das 15 horas, no Hotel Senac Ilha do Boi, acontece a Coletiva de Homenagem que marca o lançamento do Caderno do Homenageado: Marcos Palmeira, publicação biográfica e inédita sobre sua vida e carreira, assinada pelos jornalistas Leonardo Vais e Paulo Gois Bastos. Neste encontro com a imprensa, o ator fala sobre a publicação, da homenagem do Festival de Cinema de Vitória e sobre as mais de quatro décadas de carreira. 

MOSTRA COMEMORATIVA FESTIVALZINHO DE CINEMA DE VITÓRIA

No quarto e último dia da Mostra Comemorativa Festivalzinho de Cinema de Vitória o público infantojuvenil vai curtir seis curtas-metragens premiados com o Troféu Vitória de Melhor Filme pelo Júri Popular formado pelos próprios estudantes que participaram das sessões ao longo dos 22 anos de existência da janela de exibição. 

As sessões são gratuitas, divididas em duas exibições diárias, sempre às 09 e 14 horas, no Cine Metrópolis, na UFES. Os curtas que serão exibidos são: Zen ou Não Zen? Eis a Questão, direção coletiva; Mãos de Vento e Olhos de Dentro, de Susanna Lira; As Férias de Lord Lucas, de Tatiana Nequete; A Ilha (foto), de Alê Camargo; A Culpa é do Neymar, de João Ademir; e Apaixonadinho, de Alexandre Estevanato. A sessão exclusiva para estudantes das escolas de ensino público da Grande Vitória previamente selecionadas. 

A Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o apoio do Canal Brasil, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias, do Sesc Glória e da Prefeitura Municipal de Vitória. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

SERVIÇO
MOSTRA COMEMORATIVA 30 ANOS DO FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA

Dia 16 de Junho 
Sexta-Feira
9h – Mostra Comemorativa Festivalzinho de Cinema de Vitória – Cine Metrópolis – UFES
14h – Mostra Comemorativa Festivalzinho de Cinema de Vitória – Cine Metrópolis – UFES
14h -Sessão Retrospectiva de Curtas-Metragens- Sala Marien Calixte – Sesc Glória Classificação Indicativa: 18 Anos
Eclipse Solar, de Rodrigo Oliveira (2016, 29 min, FIC, ES)
Ângelo Anda Sumido, de Jorge Furtado (1997, 17 min, FIC, RS)
Sweet Karolynne, de Ana Bárbara Ramos (2009, 15 min, DOC, PB)
Chupa-Cabras, de Rodrigo Aragão (2005, 12 min, FIC, ES)
O Duplo, de Juliana Rojas (2012, 25 min, FIC, SP)
15h – Coletiva de Homenagem com Lançamento do Caderno do Homenageado Marcos Palmeira – Hotel Senac Ilha do Boi
19h – Sessão Espírito Santo em Retrospectiva – Teatro Glória – Sesc Glória – Classificação Indicativa: 16 anos
O Projeto do Meu Pai, de Rosaria (2016, 6 min, ANI, ES)
Para Todas as Moças, de Castiel Vitorino (2019, 3 min, DOC, ES)Sessão Retrospectiva de Longas-Metragens – Teatro Glória – Sesc Glória 
O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho (2012, 131 min, FIC, PE)