O segundo dia da Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória tem uma programação intensa para os cinéfilos. Nesta quinta-feira (15), o público vai conferir três sessões que jogam luz sobre a produção audiovisual brasileira dos últimos 30 anos, além da homenagem ao ator Marcos Palmeira. 

As atividades começam a partir das 14 horas, na Sala Marien Calixte, no Sesc Glória , quando acontece a estreia da Sessão Retrospectiva de Curtas-Metragens, que irá apresentar com 20 filmes das mais diferentes linguagens e de várias regiões do Brasil realizados no formato que deu origem ao evento. A primeira sessão da janela reúne filmes que reafirmam a criatividade e o talento dos realizadoras e realizadores brasileiros.  

Os filmes que serão exibidos são Ensaio de Cinema, de Allan Ribeiro (2009, RJ), baseado em performance da Companhia Rubens Barbot; No Princípio Era o Verbo, de Virgínia Jorge (2005, ES), uma fábula composta de três estórias que se fundem num vai e vem lírico e bem humorado; Praça Walt Disney, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira (2011, PE), documentário reflexivo sobre uma praça, um bairro, uma cidade, um país; Castelos de Vento (foto), de Tânia Anaya (1998, MG), animação que fala sobre o vento e o amor; A Morte Branca do Feiticeiro Negro, de Rodrigo Ribeiro-Andrade (2020; SP), documentário que aborda as memórias do passado escravista brasileiro transbordam em paisagens etéreas e ruídos angustiantes; e Kbela, de Yasmin Thayná (2015, RJ), ficção que traz um olhar sensível sobre a experiência do racismo vivido cotidianamente por mulheres negras. 

Depois, no Teatro Glória, a partir das 19 horas, a plateia confere o segundo filme da Sessão Retrospectiva de Longas-Metragens, com a produção Corumbiara, de Vincent Carelli, que aborda o genocídio indígena e as práticas de resistência em defesa dos povos originários. O documentário parte de um fato que aconteceu no ano de 1985, quando Marcelo Santos, um trabalhador audaz da Fundação Nacional do Índio do Brasil, denunciou um massacre de índios na região sem lei de Corumbiara. O diretor filmou as provas e, desde então, acompanhou as investigações em torno de uma série de genocídios na região. Juntos, levam anos a encontrar os sobreviventes, membros de três grupos nunca contactados, que vivem escondidos nas parcelas existentes de florestas, aterrorizados com o homem branco. 

A programação é gratuita, mas é necessário retirar os ingressos uma hora antes do início de cada sessão na bilheteria do local. 

HOMENAGEM 

Como é tradição no Festival de Cinema de Vitória, personalidades importantes do cinema e das artes recebem homenagens por suas trajetórias. Dentro da programação da Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória, acontece também na quinta-feira (15), a partir das 19 horas, no Teatro Glória, a Cerimônia de Homenagem a Marcos Palmeira. O ator receberá o Troféu Vitória por sua contribuição ao audiovisual e à cultura brasileira, além do carinho do público capixaba.  

Na sexta-feira (16), a partir das 15 horas, no Hotel Senac Ilha do Boi, acontece a Coletiva de Homenagem que marca o lançamento do Caderno do Homenageado: Marcos Palmeira, publicação biográfica e inédita sobre sua vida e carreira, assinada pelos jornalistas Leonardo Vais e Paulo Gois Bastos.

 MOSTRA COMEMORATIVA FESTIVALZINHO DE CINEMA DE VITÓRIA

No terceiro dia da Mostra Comemorativa Festivalzinho de Cinema de Vitória serão exibidos seis curtas-metragens premiados com o Troféu Vitória de Melhor Filme pelo Júri Popular formado pelos próprios estudantes que participaram das sessões ao longo dos 22 anos de existência da janela de exibição. 

As sessões são gratuitas, divididas em duas exibições diárias, sempre às 09 e 14 horas, no Cine Metrópolis, na UFES. Os curtas que serão exibidos são: Zen ou Não Zen? Eis a Questão, direção coletiva; Mãos de Vento e Olhos de Dentro, de Susanna Lira; As Férias de Lord Lucas, de Tatiana Nequete; A Ilha, de Alê Camargo; A Culpa é do Neymar (foto), de João Ademir; e Apaixonadinho, de Alexandre Estevanato. A sessão é exclusiva para estudantes das escolas de ensino público da Grande Vitória previamente selecionadas. 

A Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o apoio do Canal Brasil, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias, do Sesc Glória e da Prefeitura Municipal de Vitória. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

SERVIÇO
MOSTRA COMEMORATIVA 30 ANOS DO FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA

Dia 15 de Junho 
Quinta-feira
9h – Mostra Comemorativa Festivalzinho de Cinema de Vitória – Cine Metrópolis – UFES
14h – Mostra Comemorativa Festivalzinho de Cinema de Vitória – Cine Metrópolis – UFES
14h – Sessão Retrospectiva de Curtas-Metragens – Sala Marien Calixte – Sesc Glória – Classificação Indicativa: 14 Anos
Ensaio de Cinema, de Allan Ribeiro (2009, 17 min, DOC/FIC, RJ)
No Princípio Era o Verbo, de Virgínia Jorge (2005, 18 min, FIC, ES)
Praça Walt Disney, de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira (2011, 22 min, DOC, PE)
Castelos de Vento, de Tânia Anaya (1998, 8 min, ANI, MG)
A Morte Branca do Feiticeiro Negro, de Rodrigo Ribeiro-Andrade (2020, 11 min, DOC, SP)
Kbela, de Yasmin Thayná (2015, 21 min, FIC, RJ)
19h Homenagem a Marcos Palmeira – Teatro Glória – Sesc Glória (com acessibilidade em Libras)
Sessão Retrospectiva de Longas-Metragens – Teatro Glória – Sesc Glória –
Classificação Indicativa: Livre (com acessibilidade em Libras)
Corumbiara, Vincent Carelli (2009, 117 min, DOC, RO)