Depois de passar pela cidade de João Neiva, terminou nesta sexta-feira (24), a segunda etapa do Laboratório de Formação em Cinema. A formação, ministrada pelo produtor e realizador audiovisual Bernard Lessa, aconteceu na sede da Associação de Vivência Shalon, no bairro Central Carapina, no município de Serra. 

Entre os dias 20 a 24 de março a turma de alunos, formada por 20 participantes, recebeu conhecimentos teóricos e práticos, envolvendo todas as etapas de produção de um produto audiovisual: pesquisa e elaboração do roteiro, captação de imagens, operação de instrumentos de luz e som, edição, além de uma breve explanação sobre a história do cinema. 

Para Jhenifer Gomes, 22 anos, o laboratório é uma oportunidade de conhecer e mergulhar no universo audiovisual. “É a primeira vez que tenho contato com cinema e eu fiquei muito curiosa para saber como as coisas funcionam”, contou ela, que também é estudante de publicidade. “Até então eu não tinha nem tocado em uma câmera profissional. Eu achei bem legal a oportunidade de conhecer porque eu estava curiosa sobre o universo do audiovisual”. 

Paula Amorim Rodrigues, 19 anos, é mais ligada ao universo das artes plásticas, mas achou na formação uma oportunidade de conhecer mais sobre o universo da sétima arte. “Eu decidi fazer esse laboratório, para adquirir outras experiências, outras ferramentas, no mundo das artes, que eu nunca tinha tido com o cinema”, disse ela, que se identificou com processo que antecede as filmagens. “A parte que eu mais gostei foi da criação do roteiro. De criar uma história, de ver o bairro, e pensar as coisas que poderíamos imaginar para depois filmar”. 

Saber como é a produção de um filme, e o que acontece atrás das câmeras, também estimulou Jhenifer a participar da formação “Eu sou uma pessoa de bastidor, eu quero saber como funciona. Pegar em uma câmera e ver como é que faz. Então eu fiquei muito curiosa com esses bastidores. Eu vi o curso e vi uma grande oportunidade de conhecer essa área”. 

A terceira e última etapa do Laboratório de Formação em Cinema acontece de 27 a 31 de março, no espaço Aprender Cultura, que fica no bairro Flexal II, no município de Cariacica. As vagas estão esgotadas. 

Curta-metragem 

Depois da parte teórica, os alunos partiram para a parte prática do Laboratório de Formação em Cinema, e filmaram o curta-metragem Entre Filhas. O filme contou com a direção coletiva dos integrantes do laboratório, que também se dividiram em outras funções da produção. O resultado será exibido durante  a Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória, que acontece no mês de junho, na cidade de Vitória. 

Uma janela de 30 anos para o cinema brasileiro

Maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo, o Festival de Cinema de Vitória completa 30 anos em 2023. Para celebrar a data, será realizada a Mostra Comemorativa 30 anos do Festival de Cinema de Vitória, que acontecerá de 14 a 18 de junho com uma programação retrospectiva especial com longas e curtas-metragens que marcaram a história do festival. Já no segundo semestre, de 19 a 24 de setembro, acontece a 30ª edição do FCV que apresentará a safra atual e inédita do cinema brasileiro e que também contará com debates, mesas redondas e muito mais.

A Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o apoio do Canal Brasil, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias, do Sesc Glória e da Prefeitura Municipal de Vitória. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Laboratório de Formação em Cinema
Associação de Vivência Shalon [Central Carapina – Serra]

Fotos: Andie Freitas/ Acervo Galpão IBCA