A cidade de João Neiva deu o pontapé nas atividades de 30 anos do Festival de Cinema de Vitória. O município, localizado na Região Norte do Espírito Santo, sediou o primeiro Laboratório de Formação em Cinema, que aconteceu de 13 a 17 de março, na sede do Coletivo Aba-Tyba, no bairro Santa Luzia. As próximas cidades que receberão a formação são Serra (de 20 a 24 de março) e Cariacica (de 27 a 31 de março).

Ministrado pelo diretor e produtor Bernard Lessa, a atividade contou com a participação de um grupo formado por 20 participantes. A turma recebeu conhecimentos teóricos e práticos, envolvendo todas as etapas de produção de um produto audiovisual: pesquisa e elaboração do roteiro, captação de imagens, operação de instrumentos de luz e som, edição, além de uma breve explanação sobre a história do cinema. 

Para Bernard, estar a frente desta atividade de formação é sempre uma oportunidade de aprendizado. “A experiência de ministrar o Laboratório de Formação em Cinema é sempre bacana. João Neiva é uma cidade em que a gente é sempre muito bem acolhido e, na turma, a gente tem essa sensação de proximidade. A oficina é  sobre ensinar e aprender ao mesmo tempo. E nesse sentido, as formações são sempre ricas”. 

A professora Maria Tereza (centro) e as duas filhas nas atividades do Laboratório. Foto: Andie Freitas/ Acervo Galpão IBCA

Além de trocas e ensinamentos, as formações também oferecem desafios. Foi o que aconteceu com Maria Tereza Pereira Pinheiro Nunes, que aos 61 anos, decidiu conhecer um mundo novo. “Eu resolvi participar desse laboratório para me desafiar. Eu não sou da época da internet, do audiovisual, em que é possível produzir com um celular.  Eu não nasci nesse período, mas eu quero aprender a mexer, a interagir, e sempre me atualizar”, afirmou a professora. 

Para Gabriel Áquila Lima Carvalho, de 21 anos, participar da oficina também foi uma forma de se desafiar. Ele será o protagonista do filme produzido pela turma. “Eu busco oportunidades. E o cinema é uma oportunidade que você não pode deixar morrer”, pontuou o participante, que esteve na formação em 2022, e atuou na parte técnica da produção. 

Maria Tereza também destacou que o Laboratório se conectou às expectativas do grupo que participou da formação. “Saber que você faz um projeto e que ele consegue seu objetivo final, que é interagir com a comunidade, é mostrar eficiência. O projeto conseguiu nos abraçar. É como se a gente tivesse pensado juntos, o tempo todo, a formação”, finalizou.

 Curta-metragem

Cena do curta Na Esquina do Boteco: filme foi dirigido pelos alunos do Laboratório de Cinema. Foto: Acervo Galpão/ IBCA

Depois da parte teórica, a turma colocou a mão na massa e partiu para a parte prática do Laboratório de Formação em Cinema. A formação deu origem ao curta-metragem Na Esquina do Boteco.  A ficção acompanha mais um dia na vida de Gabriel, que ao chegar no Bar da Dona Ju, testemunha diversas histórias que atravessam seu cotidiano no estabelecimento. 

O curta-metragem contou com a direção coletiva dos integrantes da oficina, que também se dividiram em outras funções da produção. O resultado será exibido durante  a Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória, que acontece no mês de junho, na cidade de Vitória. 

Uma janela de 30 anos para o cinema brasileiro

Maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo, o Festival de Cinema de Vitória completa 30 anos em 2023. Para celebrar a data, será realizada a Mostra Comemorativa 30 anos do Festival de Cinema de Vitória, que acontecerá de 14 a 18 de junho com uma programação retrospectiva especial com longas e curtas-metragens que marcaram a história do festival. Já no segundo semestre, de 20 a 24 de setembro, acontece a 30ª edição do FCV que apresentará a safra atual e inédita do cinema brasileiro e que também contará com debates, mesas redondas e muito mais.

A Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o apoio do Canal Brasil, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias, do Sesc Glória e da Prefeitura Municipal de Vitória. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Laboratório de Formação em Cinema
Coletivo Aba-Tyba [Santa Luzia – João Neiva]

Fotos: Andie Freitas/ Acervo Galpão IBCA