5ª MOSTRA CINEMA DE BORDAS
A Mostra Cinema de Bordas é uma janela não-competitiva que apresenta produções periféricas, de baixo orçamento, realizadas por cineastas autodidatas de pequenas cidades ou arredores das grandes capitais, normalmente realizados em suas comunidades. Os filmes dessa sessão são um recorte da produção brasileira desse tipo de gênero audiovisual, que utiliza regionalismos, guerras imaginárias, monstros, maldições, tragédias e comédias do cotidiano para contar suas histórias de uma forma não convencional e voltada para o entretenimento.
Filmes
A Lenda do Folha Seca
de Milton Santos Jr.
[FIC, 13′, São Paulo, 2019]
Sinopse: Um passeio turístico marcado pelo horror e uma terrível vingança macabra.
O Monstro Legume do Espaço
de Petter Baiestorf
[FIC, 77′, Santa Catarina, 1995]
Sinopse: Um alienígena filósofo, constituído de tecido vegetal, é aprisionado por dois cientistas brasileiros em seu moderno laboratório clandestino. Depois de uma sangrenta luta por sua liberdade, o alienígena passa a ser perseguido pelos moradores preconceituosos de uma pequena vila, em viscerais duelos de escatologia intelectual.
COMISSÃO DE SELEÇÃO
BERNADETTE LYRA
Curadora
Escritora, pesquisadora e curadora. Uma das escritoras mais aclamadas e respeitadas dentro e fora do Espírito Santo, ela é uma entusiasta do cinema. Levou essa paixão aos estudos, com ampla experiência na área de Comunicação e Artes, com foco no cinema de bordas e cinema queer. É a criadora do termo Cinema de Bordas. Entre as publicações sobre cinema, seu trabalho mais recente é “O Jogo dos Filmes”. Também é autora de capítulos de livros e artigos sobre cinema e audiovisual, publicados no Brasil e no exterior. Como curadora realizou várias mostras, tendo organizado e feito a curadoria de seis Mostras de Cinema de Bordas no Instituto Itaú Cultural (SP) e foi jurada de mostras e festivais de cinema em todo o país, como o Festival de Cinema de Tiradentes e o Festival de Cinema de Vitória.
LÍVIA CORBELLARI
Assistente de Curadoria
É jornalista cultural e escritora, autora do livro de poemas “carne viva” (2019 – Cousa). Atualmente, trabalha com produção de conteúdo para internet e possui o projeto literário multimídia “Livros por Lívia”, sobre a literatura produzida nos dias de hoje.