Imagens do cotidiano projetadas nas paredes das cidades de Vila Velha, Serra e Cariacica. Assim foram as Projeções Mapeadas Retratos Cotidianos, intervenções urbanas que aconteceram de 16 a 18 de janeiro de 2023. Cada exibição apresentou as imagens realizadas pelos 135 alunos que participaram das formações. A ação cultural foi a etapa final do projeto Cultura Solidária Ano II, que é um desdobramento do 29º Festival de Cinema de Vitória, e conta com a realização da Galpão Produções Artísticas e Culturais e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e o patrocínio do Instituto Cultural Vale.
Confira a galeria fotográfica das Projeções Mapeadas Retratos Cotidianos em Vila Velha
A programação teve início na segunda-feira (16), às 19 horas, na Praça Getúlio Vargas, no bairro São Torquato, em Vila Velha. Para Áquila Januário de Almeida, um dos alunos da oficina no município, a formação foi uma oportunidade de ampliar seu olhar fotográfico a partir do uso do aparelho celular. “A oficina trouxe esse olhar mais profissional, mas usando a ferramenta que está na nossa mão todos os dias. Isso foi uma coisa que as instrutoras enfatizaram todos os dias no processo da oficina. E eu consegui ver que pequenas ferramentas podem gerar grandes produtos”, afirmou o participante.
Confira a galeria fotográfica das Projeções Mapeadas Retratos Cotidianos em Serra
Na terça-feira (17), foi o bairro Rosário de Fátima, no município de Serra, quem recebeu as Projeções Mapeadas. A atividade foi realizada na Rua L, próximo a BR 101. André Rodrigues dos Santos, morador da região, foi um dos participantes da oficina. Para ele, a realização do projeto foi uma oportunidade não só de aprendizado, mas de apresentar um novo olhar para o seu bairro. “A experiência foi muito boa porque, para além da teoria, mesmo que seja o básico, a gente estava vendo alguns truques, alguns olhares, de pessoas que experimentam isso na prática. E ver pessoas andando pela minha região, muitas vezes associada a violência, e poder desmistificar isso através da fotografia foi uma das sacadas que eu gostei”.
Confira a galeria fotográfica das Projeções Mapeadas Retratos Cotidianos em Cariacica
Fechando o ciclo de projeções, a cidade de Cariacica recebeu na quarta-feira (18), as imagens realizadas pelos alunos das oficinas que foram projetadas no bairro de Itacibá. Para Gabriela Leitão de Souza a formação já deixou saudades. “A foto pelo celular ficou bem melhor. Eu não sabia muito manusear, eu sabia fotografar com máquina. Eu amei muito as fotos, amei muito o curso e queria tivesse mais pra participar de novo”.
Cultura Solidária
O Projeto Cultura Solidária é um desdobramento do Festival de Cinema de Vitória, que promove atividades de formação e que tem como objetivo realizar a difusão cultural, o fomento e a formação de profissionais nas áreas da Cultura e da Comunicação. Na sua segunda edição, a proposta das oficinas é apresentar os conceitos básicos da fotografia considerando o olhar observador, enquadramento, timing e luz. Além de estimular a pensar imagens de pontos de vista pouco óbvios, trabalhar rapidamente conceitos e referências de autorretrato, fotojornalismo até chegar em fotografia de cinema e suas interações.
Também como parte da oficina, os participantes são levados a um Passeio Fotográfico, atividade prática em que os alunos são estimulados a retratar o entorno e executar o que foi aprendido em sala de aula. Fechando cada ciclo de formação, as imagens criadas pelos integram uma intervenção urbana feita por meio de projeção mapeada em um espaço público de cada cidade.
O 29° FCV – Cultura Solidária Ano II conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
Comentários