O 29º FCV – Cultura Solidária Ano II chegou a sua segunda cidade. De quinta-feira (10) até sábado (12), aconteceu a Oficina de Fotografia Retratos Cotidianos. A formação foi realizada na Associação de Vivência Shalon, sempre das 8 às 12 horas, no bairro Central Carapina, na Serra. Esta atividade é uma ação do 29º Festival de Cinema de Vitória e conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Dividida em três turmas, com quinze participantes cada, as formações são ministradas pelas fotógrafas Andie Freitas, Luara Monteiro e Thais Gobbo. Com uma breve introdução teórica sobre o universo da fotografia, a oficina tem como objetivo instrumentalizar e promover a formação dos participantes na criação de imagens com celular. 

O analista da Vale, Danilo Ferreira, durante o Cultura Solidária Ano II. Foto: Gustavo Louzada/ Acervo Galpão IBCA

Para o analista de relacionamentos com comunidades da Vale, Danilo Ferreira, ações como o Cultura Solidária, que entende a formação como um instrumento de inclusão, são um caminho para um país mais igualitário. “A gente entende que a cultura e  a educação são as portas para um território melhor, uma comunidade melhor, um país melhor”, afirmou o profissional, que deu as boas vindas aos alunos: “Espero que vocês aproveitem este projeto e ninguém melhor do que vocês para ter este olhar mais detalhado da comunidade e da realidade aqui do território.” 

A produtora executiva do Festival de Cinema de Vitória, Larissa Delbone, destacou a importância das atividades e o fortalecimento da formação para as mulheres. “O projeto Cultura Solidária é uma ação de pertencimento e, principalmente, de empoderamento popular com foco no público feminino. A realização destas oficinas, que contam com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, é uma grande oportunidade de fortalecer cada vez mais a parceria entre a cultura e a educação”. 

Oficina 

Para a instrutora Luara Monteiro, a possibilidade de realizar as oficinas em cidades diferentes amplia a possibilidade de trocas e o conhecimento sobre cada território. “Achei muito bacana essa possibilidade de fazer em municípios diferentes. A oficina em São Torquato foi muito interessante. Aqui na Serra, na turma, já tem pessoas que desenvolvem trabalhos com fotografia. Então as aulas com foco na profissionalização, em criar imagens com mais qualidade só agrega aos interesses da turma”. 

A aluna Brena Pires adorou a oportunidade de fazer o curso. “Eu estou gostando muito da oficina porque eles ensinam muita coisa que a gente vê no dia a dia. Uma das coisas que estão ensinando é como a gente faz simetria, direção de foto. Tá sendo muito interessante entender como a gente vê isso de forma tão natural e, ao mesmo tempo, tão profissional. O curso está dando muito benefício de como a gente pode usar isso tranquilamente. Esse curso ensina técnicas de um hobby que pode se tornar uma profissão. E eu adorei o jeito como a gente está sendo tratado. Com bolsa ou não, eu faria esse curso mil vezes”, disse a aluna que esteve na turma da oficineira Andie Freitas. 

Cultura Solidária 

O Projeto Cultura Solidária é um desdobramento do Festival de Cinema de Vitória, que promove atividades de formação e que tem como objetivo realizar a difusão cultural, o fomento e a formação de profissionais nas áreas da Cultura e da Comunicação. Na sua segunda edição, a proposta das oficinas é apresentar os conceitos básicos da fotografia considerando o olhar observador, enquadramento, timing e luz. Além de estimular a pensar imagens de pontos de vista pouco óbvios, trabalhar rapidamente conceitos e referências de autorretrato, fotojornalismo até chegar em fotografia de cinema e suas interações. 

Também como parte da oficina, os participantes são levados a um Passeio Fotográfico, atividade prática em que os alunos são estimulados a retratar o entorno e executar o que foi aprendido em sala de aula. Fechando cada ciclo de formação, as imagens criadas pelos integram uma intervenção urbana feita por meio de projeção mapeada em um espaço público de cada cidade. 

O 29° FCV – Cultura Solidária Ano II conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Cobertura Fotográfica 29º FCV – Cultura Solidária Ano II

Oficina de Fotografia Retratos Cotidianos
Fotos: Gustavo Louzada/ Acervo Galpão IBCA