A emoção marcou a primeira exibição do filme Batalhas, evento realizado no último dia 25 de outubro, às 18 horas, no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) São Pedro. O curta-metragem, que contou com a direção coletiva, é resultado do Laboratório de Formação em Cinema, coordenado pelo produtor e diretor Bernard Lessa, e fez parte das atividades de formação do 29º Festival de Cinema de Vitória.
O curta-metragem é uma ficção que acompanha a rotina de um jovem morador da região de São Pedro que trabalha como entregador. O filme, protagonizado pelo rapper Gagau MC, acompanha o dia a dia deste jovem como entregador, aluno de oficinas do CRJ e do universo das batalhas de rima.“Esse trabalho é muito importante pra mim. Quando eu estava vendo eu lembrei de várias dificuldades que a gente passou”, afirmou Gagau.
Na sequência, o MC falou sobre a importância do hip hop na reconstrução da sua vida. “O hip hop veio e me ajudou. Quando eu comecei a fazer rap eu vi que eu mudei e que eu poderia mudar várias vidas. E eu continuei fazendo e fazendo e fazendo”.
Para Bernard Lessa, a realização do curta-metragem foi uma experiência extremamente potente: “É muito gratificante você ver uma obra exibida dentro do contexto que foi exibido o Batalhas. A fala do Gagau mexe um pouco com esse lugar, que tá ligado aos anseios de uma galera que frequenta o CRJ e que, às vezes, não tem muito acesso a isso. Então poder ser um veículo para que algumas vozes sejam ouvidas e vistas é muito recompensador”.
Bernard também destacou a importância do cruzamento entre o universo do hip hop e do cinema para falar de temas pertinentes ao momento atual. “Acho importante falar também que o filme versa sobre a batalha de rap que é um movimento que é, por vezes, estigmatizado por ser de periferia, mas que tem um papel fundamental na sociedade para fazer com que esses jovens se dediquem à cultura e para colocar pra fora muitas dessas coisas que eles têm dentro deles. Acho que o cinema se junta ao hip hop nessa vontade de fazer essas histórias serem vistas”.
Para a coordenadora do CRJ São Pedro, Sheila Shunk, a formação foi uma oportunidade de ampliar a voz do público atendido pelo espaço tendo o audiovisual como canal de comunicação. “A grande São Pedro é um lugar de luta histórica pela sobrevivência e por cidadania. Os jovens moradores deste território têm muito potencial, porém, poucas oportunidades. O Laboratório de Formação em Cinema que aconteceu no Centro de Referência das Juventudes de São Pedro possibilitou a abertura de um diálogo que, muito além de técnicas de cinema, deu voz a essa juventude. O filme produzido na oficina retrata num jovem o cotidiano, os conflitos e o sentimento de vários deles”.
Laboratório
Com o objetivo de proporcionar educação e aperfeiçoamento para a produção audiovisual, o Laboratório de Formação em Cinema aconteceu de 03 a 07 de outubro, das 13 às 17 horas, no bairro Redenção, em Vitória. A formação, coordenada pelo realizador e produtor Bernard Lessa, trouxe para os alunos conhecimentos teóricos e práticos, envolvendo os participantes em todas as etapas de produção de um produto audiovisual: pesquisa e elaboração do roteiro, captação de imagens, operação de instrumentos de luz e som, edição, além de uma breve explanação sobre a história do cinema e, ao final, a turma entregou um curta-metragem finalizado.
O 29º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo , através da Lei de Incentivo à Cultura e também com o patrocínio da EDP, através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da TV Educativa ES. E conta com o apoio institucional do Canal Like , da Carla Buaiz Jóias e do Cine Metrópolis . A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
Comentários