A 29ª edição do Festival de Cinema de Vitória, mais tradicional evento de difusão audiovisual do Espírito Santo, trouxe para a cidade exibições, debates e formações com realizadores de audiovisual de renome no país. Entre os dias 19 a 24 de setembro de 2022, o retorno ao formato presencial, após duas edições virtuais, ocorreu no Centro Cultural Sesc Glória, no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo e no hotel Golden Tulip Porto Vitória – e também na cidade de Vila Velha, com uma atividade de formação sediada no Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho. A programação, com cerca de 90 horas, foi composta por mostras competitivas de filmes, debates com os realizadores, homenagens, premiações e atividades de formação, transformando a cidade de Vitória na capital do cinema.
Encontros entre público, realizadores e artistas
Ao longo dos seis dias de atividades, o evento mobilizou um público presencial de cerca de 15 mil pessoas e de 90 mil pessoas por meio das redes sociais. A participação expressiva do público se mostrou ativa ao lotar as salas de cinema, na comoção e interações durante os debates, premiações e homenagens, contando com uma plateia diversificada tanto local quanto de outros estados. Participaram do 29º FCV estudantes, educadores, pessoas da classe artística e o público geral interessado em integrar a programação cultural.
O Festival também promoveu, mais uma vez, um importante encontro entre realizadores, artistas e produtores do setor audiovisual e cultural do Brasil inteiro. Por meio das sessões de cinema, dos debates, homenagens e premiações, o FCV consolidou seu papel de ser um espaço para a troca constante de reconhecimento, de ideias e experiências que fortalecem e dão continuidade à produção cultural e audiovisual do país.

Geração de emprego e renda
Além da difusão e formação audiovisual, outro importante braço do FCV é a geração de emprego e renda para produtores em diversos segmentos que envolvem a cadeia de produção e exibição audiovisual, e a 29ª edição deu fomentou novamente essa missão. A realização do 29º FCV contou com a atuação de cinco mil colaboradores, gerando cerca de 162 postos de trabalho e mais de mil empregos indiretos.

Exibições e debates de curtas e longas metragens
Esta edição trouxe a exibição de 83 filmes, dentre longas e curtas metragens, de diversos gêneros, temáticas e estados brasileiros, que integraram as 13 Mostras desta edição, apresentando um panorama atual da criatividade e das pautas discutidas na produção audiovisual brasileira. Nas 12 mostras competitivas, os realizadores dos filmes selecionados por júri popular e pelo júri técnico foram premiados, em diversas categorias, pelo Troféu Vitória. As premiações ocorreram em uma cerimônia especial no Centro Cultural Sesc Glória, encerrando a programação do Festival. Além das exibições, a programação contou com diversos debates com os realizadores.


Formações
A 29ª edição contou com quatro formações, que atravessaram diversas etapas criativas e técnicas da produção audiovisual, oferecendo aos participantes uma ampla gama de conhecimentos e experiências para potencializar a atuação na área. Foram elas: Curso Básico de Roteiro, com José Roberto Torero; Oficina de Preparação de Projeto para a LICC, com Paulo Boccato; Workshop Narrativas Audiovisuais, com Leandro Soares; e Laboratório de Formação em Cinema, com Bernard Lessa. No total, foram cerca de 128 participantes das oficinas, que se envolveram e aguçaram a criatividade em aprendizados teóricos e produções práticas.


Homenagens
A homenageada nacional do 29º FCV foi a atriz Bete Mendes. Como parte da homenagem, o 29º FCV produziu o Caderno da Homenageada Nacional que foi lançado durante coletiva de imprensa com a presença da atriz realizada às 15h do dia 22 de setembro de 2022 no hotel Goden Tulip Porto Vitória. Essa publicação impressa assinada pelos jornalistas Paulo Gois, Leonardo Vais e Laís Rocio traz uma extensa reportagem sobre a trajetória artística e biográfica da homenageada. Nesse mesmo dia, às 19h, no palco do Teatro Glória, no Centro Cultural Sesc Glória, Bete Mendes recebeu o abraço do público do 29º FCV e também o Troféu Vitória e uma jóia exclusiva da Carla Buaiz Jóias que foram entregues pela diretora do Festival de Cinema de Vitória, Lucia Caus, e pelo Secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Fabricio Noronha.
O homenageado capixaba do 29º FCV foi o multiartista Sebastião Ribeiro Filho, o Tião Xará. Como parte da homenagem, o 29º FCV produziu o Caderno do Homenageado Capixaba que foi lançado na noite de encerramento do Festival, no dia 24 de setembro de 2022, no Teatro Glória, no Centro Cultural Sesc Glória. Essa publicação impressa assinada pelos jornalistas Paulo Gois, Leonardo Vais e Laís Rocio traz uma extensa reportagem sobre a trajetória artística e biográfica do homenageado. Nessa mesma ocasião, Tião Xará recebeu o abraço do público do 29º FCV e também o Troféu Vitória que foi entregue pelo músico e produtor João Moraes.


O 29º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura e também com o patrocínio da EDP, através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da TV Educativa ES. E conta com o apoio institucional do Canal Like, da Carla Buaiz Jóias e do Cine Metrópolis. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
Comentários