Uma imersão para analisar a recém lançada Lei Cultural de Incentivo Fiscal do Espírito Santo. Assim foi a Oficina de Preparação de Projeto para a Licc, com o produtor e roteirista Paulo Boccato, que aconteceu de 20 a 24 de setembro, das 14 às 17 horas, no Golden Tulip Porto Vitória. A formação teve como objetivo instrumentalizar artistas e produtores culturais em torno da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, sendo analisada detalhadamente a partir de estudos de casos e questões previamente submetidas pelos participantes. 

Para o oficineiro, um dos destaques da formação foi a oportunidade de uma discussão ampla sobre a cultura a partir do escopo da lei. “Essa oficina foi muito interessante porque a lei de incentivo capixaba, ela é muito ampla no entendimento do que é cultura. É muito ampla e eu acho isso super legal. Ela contempla uma definição de cultura muito legal. Então isso trouxe gente para as oficinas de todas as áreas: patrimônio, formação, arquitetura, moda, teatro e cinema. E o encontro foi muito intenso porque foi uma troca de experiências, com pessoas de diferentes saberes que se encontraram e trocaram ideias”. 

Para Maria Ramiro, produtora cultural com foco em cultura popular e audiovisual do município de Cariacica, a oficina foi uma oportunidade para ampliar os conhecimentos sobre a nova lei de incentivo cultural do Espírito Santo. “A dinâmica que o Paulo Boccato utilizou é legal porque a medida que ele vai falando e pontuando, ele vai abrindo as perspectivas e a possibilidade de você sanar suas dúvidas. E eu, particularmente, tinha muitas dúvidas com relação a planilha de valores, do detalhamento de como você vai pagar um profissional, por exemplo. Ele trouxe vários elementos sobre o assunto. Nos mostrou os caminhos do site do Mapa Cultural e nos ensinou a fazer uma leitura da instrução normativa de forma mais tranquila e branda”.

Paulo Bocccato durante a formação sobre a Lei de Incentivo Capixaba. Foto: Thais Gobbo/ Acervo Galpão Produções IBCA

A formação foi um importante veículo de intercâmbio para os fazedores de cultura do estado. “Rolou uma integração muito grande entre as pessoas que estavam aqui. Isso possibilitou sair somente do audiovisual e foi uma oficina que abordou todos os lados da cultura. E isso foi super genial. Ela superou as expectativas que eu tinha justamente pela diversidade de pessoas e de áreas que foram abordadas dentro desses quatro dias”, finalizou Boccato. 

O 29º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura e também com o patrocínio da EDP, através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da TV Educativa ES. E conta com o apoio institucional do Canal Like, da Carla Buaiz Jóias e do Cine Metrópolis. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). 

Oficina de Preparação de Projeto para a Licc [Registro Fotográfico]

Fotos: Thais Gobbo/ Acervo Galpão Produções IBCA