O quinto dia de programação do 29º Festival de Cinema de Vitória foi intenso para os fãs do audiovisual. O público conferiu as duas sessões de encerramento do 22º Festivalzinho de Cinema de Vitória, no Cine Metrópolis, na Ufes. No Centro Cultural Sesc Glória, a plateia conferiu a 7ª Mostra Mulheres no Cinema, a 4ª Mostra Do Outro Lado, a 12ª Mostra Quatro Estações, a 26ª Mostra Competitiva de Nacional de Curtas e a 12ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, além do último dia da Oficina de Preparação de Projeto para a Licc, com Paulo Boccato. A gestora cultural Thaís Souto Amorim, apresentou as mostras da tarde. A noite, o ator Higor Campagnaro e a atriz Letícia Persiles, comandaram a programação.

26ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS

O quarto e último dia de programação da 26ª Mostra Competitiva de Curtas apresentou quatro curtas-metragens. Os filmes Transviar, de Maíra Tristão; Sem Título #8: vai Sobreviver, de Carlos Adriano; Calunga Maior, de Thiago Costa; e Uma Paciência Selvagem me Trouxe Até Aqui, de Érica Sarmet, que encerraram as exibições da janela.

12ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE LONGAS 

Encerrando as exibições da 12ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, foi exibido o filme Capitão Astúcia, de  Felipe Gontijo. A ficção conta a história de um neto que se refugia na casa do avô, e o encontra decidido a se tornar super-herói. 

7ª MOSTRA MULHERES NO CINEMA 

Janela exclusiva para realizadoras, a 7ª Mostra Mulheres no Cinema exibiu, na Sala Marien Calixte, no Centro Cultural Sesc Glória, os curtas-metragens Mórula, de Cristal Obelar e Gabriela Cunha; Chão de Fábrica, de Nina Kopko; Medusa in.ConSerto, de Bruna Lessa; Namidá, de Renata Jesion; e Two Girls With a Movie Camera (Slumber Party), de Victoria Brasil e Thamyris Escardoa. 

4ª MOSTRA DO OUTRO LADO

A 4ª Mostra do Outro Lado, também na Sala Marien Calixte, no Centro Cultural Sesc Glória exibiu os filmes Cósmico, de Kapel Furman; Yubitsume, de Raphael Araújo; O Que os Machos Querem, de Ana Dinniz; AzulScuro, de Evandro Caixeta e João Gilberto Lara; e Colares, Talvez, de Sandro Vilanova. 

12ª MOSTRA QUATRO ESTAÇÕES

Na sequência, aconteceu a 12ª Mostra Quatro Estações que tem a diversidade sexual como temática.  Com a proposta de potencializar discursos afirmativos em torno das questões da população LGBTQIAP+ foram exibidos os curtas Tenho Receio de Teorias que Não Dançam, de Gau Saraiva; Na Estrada sem Fim Há Lampejos de Esplendor, de Liv Costa e Sunny Maia; Filhos da Noite, de Henrique Arruda; Hortelã, de Thiago Furtado; e Não Somos Mais o que Éramos, de Patrícia Sá. 

22º FESTIVALZINHO DE CINEMA DE VITÓRIA

Terminou na sexta-feira, 23 de setembro, o 22º Festivalzinho de Cinema de Vitória. Durante quatro dias, no Cine Metrópolis, na Ufes, alunos de seis instituições públicas de ensino conferiram uma programação com oito filmes, entre curtas e longa-metragens. Na sessão matutina, o público conferiu uma seleção de sete curtas-metragens.  Foram eles: Coisa de Menina, de Ester Macedo; Aurora – A Rua que Queria Ser um Rio, de Radhi Meron; Hospital de Brinquedos, de Georgina Castro; Cadim, de Luiza Pugliesi Villaça; Como Levar meu Avô Pro Céu, de Thairo Meneghetti; Hornzz, de Lena Franzz; A Aventura da Primeira Bicicleta, de Carlos Henrique da Costa. Os curtas concorreram ao Troféu Vitória de Melhor Filme, escolhido pelo Júri Popular, formado pelos alunos. Na parte da tarde, fora de competição, foi exibido o longa-metragem Pluft, o Fantasminha, de Rosane Svartman, adaptado do clássico homônimo de Maria Clara Machado.

FORMAÇÃO 

Terminou nesta sexta-feira, 23 de setembro, a Oficina de Preparação de Projeto para a Licc, com o produtor e roteirista Paulo Boccato. A formação aconteceu no no hotel Golden Tulip Porto Vitória e teve como objetivo instrumentalizar artistas e produtores culturais em torno da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba – LICC, sendo analisada detalhadamente a partir de estudos de casos e questões previamente submetidas pelos participantes. 

DEBATES

Aconteceu na manhã de sexta-feira, 23 de setembro, às 10 horas, no Salão Trindade, do hotel Golden Tulip Porto Vitória o debate sobre os filmes do Programa 3, da 26ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas. O bate-papo entre os público e os realizadores foi mediado pelos curadores da mostra, Erly Vieira Jr e Waldir Segundo

O 29º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura e também com o patrocínio da EDP, através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da TV Educativa ES. E conta com o apoio institucional do Canal Like, da Carla Buaiz Jóias e do Cine Metrópolis. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).