Janela exclusiva para a produção capixaba, a Mostra Foco Capixaba chega à sua 11ª edição, dentro da programação do 29º Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 19 a 24 de setembro. A mostra irá abrir o evento, na segunda-feira, 19 de fevereiro, a partir das 19 horas, no Teatro Glória, no Centro Cultural Sesc Glória, no Centro Histórico de Vitória.
A seleção traz a diversidade das narrativas que passam pela produção cinematográfica do Espírito Santo, entre ficções, documentários e filmes experimentais. As produções que serão exibidas são Marés, de Thais Helena Leite; Kikazaru, de Matheus Cabral; Latasha, de Alex Buck; Noites em Pandemia, de Ricardo Sá; e Makumba, de Emerson Evêncio.
Os filmes atravessam diversas temáticas, debates e histórias ligadas à realidade, a questões sociais da atualidade, e a vivências compartilhadas na sociedade até situações fantasiosas. Entre os debates, estão questões raciais, inclusão social e acessibilidade de pessoas com deficiência. As produções também abordam fabulações e narrativas do cinema fantástico, por meio de filmes que atravessam fantasias como um universo de gatos falantes, e outra produção que transita entre realidade e ficção por meio de histórias e lendas de pescadores.
A Comissão de Seleção desta edição é formada pela curadora, cineasta e produtora audiovisual, Flavia Candida; pelo cineasta, curador, escritor e pesquisador em audiovisual, Erly Vieira Jr; e pelo curador, produtor e mestrando em Cinema e Artes do Vídeo, Waldir Segundo.
Para Flavia Cândida, a mostra é um espaço importante para o fomento da produção audiovisual capixaba. “Sempre trazemos para a programação produções capixabas que achamos importante para o cinema, demonstrando a importância de produções fomentadas por espaços como a Universidade Federal do Espírito Santo e também o trabalho da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas do Espírito Santo”.
As produções exibidas na 11ª Mostra Foco Capixaba concorrem ao Troféu Vitória nas categorias de Melhor Filme (Júri Técnico) e Melhor Filme (Júri Popular).
O 29º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura e também com o patrocínio da EDP, através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da TV Educativa ES. E conta com o apoio institucional do Canal Like, da Carla Buaiz Jóias e do Cine Metrópolis. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
Comentários