Protagonizada pela produção de mulheres na realização audiovisual brasileira, a 7ª Mostra de Mulheres no Cinema chega ao 29º FCV com uma seleção de cinco produções, que exploram diversos debates relacionados às atuais reivindicações das mulheres. As exibições desta janela acontecerão no dia 23 de setembro, sexta-feira, às 14 horas, na Sala Marien Calixte, no Centro Cultural Sesc Glória.
A Comissão de Seleção desta edição é formada por Saskia Sá, escritora, roteirista e diretora audiovisual; e Hegli Lotério, realizadora audiovisual e cineclubista. As curadoras destacam a maneira como a Mostra está sintonizada aos atuais debates, reafirmando sua importância em representar as questões femininas: “A 7ª edição da Mostra Mulheres no Cinema acontece ainda em período pandêmico, mas numa fase avançada de vacinação em que atividades culturais voltam a ser presenciais. A pandemia ainda afeta a produção cinematográfica, seja pela forma como os filmes são produzidos ou pelas temáticas que dialogam com seu tempo, mas já são tempos de se permitir o riso e de tomar fôlego para continuar na luta pelos direitos das mulheres”.
Entre ficções e documentários, a 7ª Mostra de Mulheres no Cinema atravessa diversas experiências vivenciadas por mulheres, em meio à desigualdade de gênero, percorrendo questões como aborto, assédio sexual, representatividade asiática, a realidade íntima de mulheres operárias, entre várias tématicas. Os filmes que compõem esta edição são Chão de Fábrica, de Nina Kopko; Mórula, de Cristal Obelar e Gabriela Cunha; Medusa in.ConSerto, de Bruna Lessa; Namidá, de Renata Jesion; Two Girls With a Movie Camera (Slumber Party), de Victoria Brasil e Thamyris Escardoa. As produções exibidas concorrem ao Troféu Vitória em duas categorias: Melhor Filme (Júri Técnico) e Melhor Filme (Júri Popular).
O 29º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura e também com o patrocínio da EDP, através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da TV Educativa ES. E conta com o apoio institucional do Canal Like, da Carla Buaiz Jóias e do Cine Metrópolis. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
29º Festival de Cinema de Vitória
19 a 24 de setembro de 2022
7ª Mostra de Mulheres no Cinema
23 de Setembro, às 14 horas
Sala Marien Calixte, Sesc Glória

Chão de Fábrica
Diretor:Nina Kopko
FIC, Cor, MOV H264, 24’, SP, 2021
Sinopse: 1979. As máquinas desligam para o horário do almoço dentro de uma metalúrgica de São Bernardo do Campo. Quatro operárias comem dentro do banheiro feminino. Entre risos e conflitos, cada uma guarda o seu segredo.
Classificação Indicativa: 14 anos

Namidá
Renata Jesion
FIC, PB, MP4 H264, 9’, SP, 2021
Sinopse: Três irmãs tentam sobreviver a uma praga local num lugar distante e perdido no tempo. Os vizinhos da região já decidiram o que fazer. Agora é a vez delas fazerem suas escolhas, mesmo em meio a fatalidades e sem um destino em vista.
Classificação Indicativa: Livre

Medusa in.ConSerto
Diretor: Bruna Lessa
FIC, Cor, Digital MP4 H264, 20’, SP, 2022
Sinopse: A partir do mito de Medusa é construído um doc-ficção musical em que Medusa é entrevistada pela primeira vez e conta a sua versão do mito, em que ela é vítima de um estupro.
Classificação Indicativa: 10 anos

Mórula
Diretor: Cristal Obelar e Gabriela Cunha
DOC, Cor, Full HD MOV H264, 9’, RS, 2021
Sinopse: Imagens poéticas sobrepostas a uma escrita cortante que expõe o relato incisivo e sensível de Cristal Obelar sobre sua experiência de aborto vivida em 2016. Mórula leva o nome do primeiro estágio de desenvolvimento de um embrião e toca em questões como o aborto, a objetificação do corpo feminino e a violência obstétrica e doméstica. O curta-metragem apresenta uma narrativa autobiográfica que conta também a história de muitas mulheres.
Classificação Indicativa: 12 anos

Comentários