Aconteceu na segunda-feira, 05 de setembro, no Cine Metrópolis a exibição da 5ª Mostra Cinema de Bordas. O pré-evento marcou o início da programação do 29º Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 19 a 24 de setembro de 2022.  A noite contou com a apresentação da gestora cultural, Thaís Souto Amorim. 

A Curadoria da Mostra não competitiva é da escritora Bernadette Lyra, criadora do termo “cinema de bordas” e pesquisadora da área. O trabalho contou com a parceria da jornalista, e também escritora, Lívia Corbellari, que atuou como assistente de curadoria. 

Lívia Corbellari e Bernadette Lyra apresentando a 5ª Mostra Cinema de Bordas. Foto: Andie Freitas/ Acervo Galpão IBCA

Antes do início da sessão Bernadette Lyra, fez uma breve palestra e explicou a origem da sua pesquisa. No final resumiu o conceito do gênero cinematográfico e do termo criado por ela. “O Cinema de Bordas é essa coisa que não fica nem no centro nem na margem. Que oscila entre isso, como todo o cinema da América Latina, na verdade. Que foge a hegemonia do cinema de Hollywood, do cinema americano. Mas que também não tem aquele pique de um cinema da Nouvelle Vague, eles nem conhecem o que é isso. Mas fazem filme. Eles têm a ânsia de contar com as imagens. E isso foi maravilhoso. De toda a maneira isso é que são as ‘bordas’”.  

O público conferiu duas produções: o curta-metragem A Lenda do Folha Seca, de Milton Santos Jr, de 2019; e o longa-metragem O Monstro Legume do Espaço, de Petter Baiestorf, que é considerado um dos maiores nomes do horror brasileiro contemporâneo, e lançado em 1995. “A gente escolheu esses dois filmes porque eles levantam duas vertentes muito presentes no cinema de bordas, que é a questão da fantasia. E a questão do horror, do trash”, disse Livia Corbellari, na apresentação das obras para a plateia. 

29º FCV 

Maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo, o Festival de Cinema de Vitória chega a sua 29ª edição.  Entre os dias 19 e 24 de setembro de 2022,  a capital capixaba recebe uma programação intensa que inclui mostras competitivas, homenagens, lançamentos, atividades de formação, e muito mais. A programação é gratuita e acontece acontece no Centro Cultural Sesc Glória, no Cine Metrópolis, na UFES, no Golden Tulip Porto Vitória. 

O 29º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura e também com o patrocínio da EDP, através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da TV Educativa ES. E conta com o apoio institucional do Canal Like, da Carla Buaiz Jóias e do Cine Metrópolis. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

GALERIA DE FOTOS

Fotos: Andie Freitas/ Acervo Galpão IBCA