Um retrato do fim de um relacionamento que percorre a relação contemporânea com o passado, a nostalgia e a falta de expectativas para o futuro. Assim é o curta-metragem Andrômeda, de Lucas Gesser, que integra a 26ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, e será exibido dentro da programação do 29º Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 19 a 24 de setembro, no Centro Cultural Sesc Glória e no Cine Metrópolis, na UFES.
O curta-metragem explora a forma como nos relacionamos com memórias e lembranças afetivas, ao retratar momentos nostálgicos de uma jovem após o fim de um relacionamento. De acordo com o diretor, a ideia surgiu da motivação de discutir os temas ligados à nostalgia a partir de relações afetivas.
“A ideia do curta surgiu após a leitura de alguns livros que abordavam o tema da nostalgia e da retromania como sentimentos atrelados a uma certa falta de expectativas para o futuro, que permeia esse período histórico, às vezes vagamente chamado de ‘capitalismo tardio’. Resolvi abordar esse tema através de uma história de amor mal resolvida, por achar essa uma forma bem concreta e pessoal de tratar um tema amplo e abstrato”, explica Lucas.
O diretor também comentou sobre a expectativa para a exibição do filme no Festival de Cinema de Vitória. “É um prazer enorme participar do Festival de Cinema de Vitória. É um festival que já exibiu em sua programação alguns dos meus filmes favoritos dos últimos anos, e espero que o ‘Andrômeda’, filme que fizemos com muito carinho, se comunique bem com o público”.
Andrômeda concorre ao Troféu Vitória em sete categorias: Melhor Filme (Júri Técnico), Melhor Filme (Júri Popular), Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Contribuição Artística e Melhor Interpretação. A Cerimônia de Premiação será realizada em uma noite especial de encerramento do Festival, no dia 24 de setembro, no Teatro Glória, no Centro Cultural Sesc Glória.
O 29º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura e também com o patrocínio da EDP, através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da TV Educativa ES. E conta com o apoio institucional do Canal Like, da Carla Buaiz Jóias e do Cine Metrópolis. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
Comentários