As percepções de uma mulher durante a pandemia do Covid 19. Esses são os diálogos que o filme Noites de Pandemia, de Ricardo Sá, que será exibido na 11ª Mostra Foco Capixaba, que acontece no dia 19 de setembro, segunda-feira, às 19 horas, na noite de abertura do 29º Festival de Cinema de Vitória, no Centro Cultural Sesc Glória.
A ideia do filme surgiu a partir de uma troca de mensagens entre o diretor e a atriz do filme, Letícia Braga. “Durante a pandemia, Letícia Braga começou a me enviar áudios sobre as sensações que ela estava tendo, confinada em seu apartamento em Jardim da Penha. Eu comentei com ela que via naqueles áudios uma ideia de um filme”, relembra Ricardo.
Com esse material em mãos, o diretor começou a mexer no roteiro que deu origem ao curta-metragem. “Transcrevi todos os áudios e comecei a imaginar cenas e também uma linguagem para o filme. Primeiramente eu imaginei que as falas dela não seriam verbalizadas diretamente, mas viriam no filme como um pensamento, já que ela se encontrava sozinha no apartamento”.
A produção foi realizada em dois dias – com uma terceira diária posterior – durante o período de pandemia, o que limitou a equipe. “Filmamos exatamente nos meses mais duros da pandemia. Era quase proibido visitar as pessoas. Então filmamos apenas eu e ela. Minha filha pequena ajudou a montar os figurinos, que eram da minha esposa”, relembra Ricardo. “Eu fazia a fotografia, não tinha nenhuma luz profissional por que eu não podia sair para buscar equipamento em lugar nenhum. Então tudo foi feito com cuidado, mas também com uma dose de criatividade, utilizando o que estava à mão no apartamento”.
Sobre ter o filme selecionado para o 29º Festival de Cinema de Vitória, Ricardo afirma que “é sempre um prazer ser selecionado para um festival tão concorrido. Já demonstra um reconhecimento da qualidade da obra”. O realizador aguarda ansiosamente a primeira exibição pública do filme. “Será nossa estreia mundial. Durante a sessão quero ficar olhando a reação das pessoas às surpresas que o filme apresenta. Isso será meu maior presente”.
As produções exibidas na 11ª Mostra Foco Capixaba concorrem ao Troféu Vitória nas categorias de Melhor Filme (Júri Técnico) e Melhor Filme (Júri Popular).
O 29º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura e também com o patrocínio da EDP, através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da TV Educativa ES. E conta com o apoio institucional do Canal Like, da Carla Buaiz Jóias e do Cine Metrópolis. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
Comentários