As delicadezas da relação de uma avó e da sua neta. Esse é o ponto de partida do filme Hospital de Brinquedos, curta-metragem de Georgina Castro, que será exibido no dia 22 de setembro, quinta-feira, às 19 horas, dentro da programação da 26ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, janela que faz parte do 29º Festival de Cinema de Vitória.
De acordo com a diretora, a inspiração para o curta surgiu da inspiração familiar. “De uma personagem real, minha avó materna. Ela se chamava Maria do Carmo e tinha adoração por bonecas, principalmente por “amiguinha” uma boneca de 80cm que fez muito sucesso entre as décadas de 70 e 90. Vó do Carmo a tratava como se fosse realmente sua neta, a chamava de Marisa. Essa memória marcou minha infância, permanecendo em meu imaginário durante toda fase adulta e sempre tive vontade de recontar essa história através da arte”.
Georgina conta que a produção passou por algumas dificuldades. “ Logo iniciamos a pré-produção, fizemos os testes de elenco, selecionamos nossa protagonista… Então explodiu a pandemia e como o mundo todo, paramos. No final de 2020 quando começou a flexibilização, retornamos à pré-produção e enfim conseguimos filmar. Era a primeira produção de toda equipe dentro do novo “normal” com todos os protocolos se preocupações… Mas também com uma enorme alegria por estarmos novamente dentro do set e contando aquela história”.
Para Georgina, a oportunidade de retornar ao Festival de Cinema de Vitória, desta vez como diretora, foi algo especial. “Tenho muito carinho pelo festival de Vitória, foi um dos primeiros que participei com ‘O Céu de Suely’, que foi minha estreia no cinema como atriz. Voltei anos depois, também como atriz, representando o curta-metragem ‘O Orfão’ da Carolina Marcovick . Ali vi tantos filmes incríveis, conheci muita gente bacana… E retornar a esse festival, agora como realizadora, é uma grande alegria”.
E as expectativas para o evento são as melhores. “Sou apaixonada por festivais, são dias respirando cinema, trocando com realizadores, atores, com o público…Essa troca amplia nossos olhares e abre sempre novos horizontes”.
As produções exibidas na 26ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas concorrem ao Troféu Vitória nas categorias de Melhor Filme (Júri Técnico), Melhor Filme (Júri Popular), Prêmio Especial do Júri, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Contribuição Artística e Melhor Interpretação.
O 29º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura e também com o patrocínio da EDP, através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da TV Educativa ES. E conta com o apoio institucional do Canal Like, da Carla Buaiz Jóias e do Cine Metrópolis. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Comentários