Um olhar sobre a história dos pescadores da região da Praia do Suá, na cidade de Vitória, e as lendas que cercam este universo. Esse é o ponto de partida de Marés, documentário de Thaís Helena Leite, que será exibido na 11ª Mostra Foco Capixaba, que acontece no dia 19 de setembro, segunda-feira, às 19 horas, na noite de abertura do 29º Festival de Cinema de Vitória, no Centro Cultural Sesc Glória. 

Segundo Thais, o curta surgiu a partir da relação dela com os pescadores. “A ideia de Marés veio do convívio com os pescadores artesanais de Vitória, na sua contação de causos, e que criam uma vida à parte da correria da cidade grande, e moram/trabalham/respiram ali, em Jesus de Nazareth/Praia do Suá. Nesse mundo as pessoas se veem todo dia, o trabalho se mistura com o ser e existe um humor no ar.  Quis dar um pouco mais de visibilidade às experiências de vida, de cotidiano,  mais afetuosas”, conta a diretora que também é professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Filmado em 2017 em parceria com alunos do curso de Cinema e Audiovisual da UFES, o filme só foi finalizado em 2022 com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo. O documentário ganhou novos elementos como os “desenhos de Renato Filho, com animação de Carol Covre e Caian Viola foram incorporados à ideia original”. 

O trabalho também despertou a paixão de outras pessoas durante as filmagens. “Um dos nossos entrevistados, o pescador Adão, se apaixonou pelas câmeras depois do Marés e compôs um personagem dele mesmo no tiktok e no kwai (se tornou um criador de conteúdo digital: Clarice e Adão)  com mais de 106.6 k seguidores: um misto de pescador, contador de causos, conhecedor de plantas medicinais e piadista, claro, como todo bom pescador”, relembra Leite. 

Sobre a participação no 29º Festival de Cinema de Vitória, a realizadora afirma ter ficado extremamente alegre. “Quando recebi a notícia da seleção do Marés no Festival de Vitória fiquei mega feliz! Primeiro por já ser um festival longevo, onde meu filme poderá estar ao lado de outras produções capixabas, reafirmando que é possível fazer cinema no Espírito Santo, e ao mesmo tempo, dividir espaço com realizações audiovisuais de todo país. Me sinto honrada!”

E as expectativas para a exibição, na noite de abertura do evento, são grandes. “Quero muito vivenciar a reação dos participantes do filme ao se verem na telona, tendo seus 13 minutos de fama em meio a um público já habitué dos festivais, e espero também sensibilizar as pessoas com esse curta-metragem que busquei lúdico e extremamente capixaba”. 

As produções exibidas na 11ª Mostra Foco Capixaba concorrem ao Troféu Vitória nas  categorias de Melhor Filme (Júri Técnico) e Melhor Filme (Júri Popular). 

O 29º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura e também com o patrocínio da EDP, através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da TV Educativa ES. E conta com o apoio institucional do Canal Like, da Carla Buaiz Jóias e do Cine Metrópolis. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

29º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA
19 a 24 de setembro de 2022

11ª Mostra Foco Capixaba 
19 de setembro, às 19 horas
Centro Cultural Sesc Glória

Marés
Diretor:  Thaís Helena Leite
Documentário, Cor, MOV H264, 12’57”, ES, 2022
Sinopse: Marés (2022) é um documentário que tem o relato de vivências e memórias de três pescadores, Adão (Sementinha Cupim Coelho), Pepeu e de Baianinho e de um dos últimos carpinteiros navais da capital do Espírito Santo, seu Zé Adega; intercalado com a história de um “monstro marinho” que apareceu na Baía de Vitória em 1984, contada com animação e encenação. Como todas as histórias de pescador: é tudo verdade.
Classificação Indicativa: Livre