Acompanhar o dia a dia de uma mãe através da perspectiva de uma pessoa não ouvinte. Esse é o ponto de partida do filme Kikazaru, de Matheus Cabral, que será exibido na 11ª Mostra Foco Capixaba, que acontece no dia 19 de setembro, segunda-feira, às 19 horas, na noite de abertura do 29º Festival de Cinema de Vitória, no Centro Cultural Sesc Glória. 

Segundo o diretor, a ideia de abordar o tema da acessibilidade e a inclusão do deficiente auditivo surgiu depois de aprofundar o tema no seu pré-projeto para o Trabalho de Conclusão de Curso, além do atravessamento familiar. “O interesse em estudar e produzir um filme sobre esse tema vem do fato de eu ser filho de pais surdos, e por ter acompanhado por muito tempo a dificuldade deles em relação à acessibilidade enquanto eles assistiam TV, ou quando iam ao cinema e etc. A intenção de fazer um filme experimental vem justamente para trazer essa sensação de incômodo que o closed caption traz, misturando com a rotina matinal de uma pessoa”, explicou Matheus.  

O diretor ficou muito feliz ao receber a notícia de que seu trabalho havia sido selecionado para ser exibido no 29º Festival de Cinema de Vitória. “Foi de ficar encarando o e-mail por alguns minutos sem acreditar, meu filme é uma produção tão pequena em questão orçamentária, de equipamento, pessoas envolvidas, que eu não esperava essa seleção, fiquei muito feliz”. 

E as expectativas para a exibição, na noite de abertura do evento, “são as melhores possíveis, nunca imaginei que em algum momento da minha vida alguma produção minha estivesse em um evento tão prestigiado e relevante, e o meu filme ser exibido para pessoas que vivem disso e que são entusiastas da sétima arte, me deixa muito empolgado para ver a reação”.

As produções exibidas na 11ª Mostra Foco Capixaba concorrem ao Troféu Vitória nas  categorias de Melhor Filme (Júri Técnico) e Melhor Filme (Júri Popular). 

O 29º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura e também com o patrocínio da EDP, através da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba. Conta com o apoio da Rede Gazeta e da TV Educativa ES. E conta com o apoio institucional do Canal Like, da Carla Buaiz Jóias e do Cine Metrópolis. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

29º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA
19 a 24 de setembro de 2022

11ª Mostra Foco Capixaba 
19 de setembro, às 19 horas
Centro Cultural Sesc Glória

KIKAZARU
Matheus Cabral
EXP, Cor, MP4 H264, 3’, ES, 2021
Sinopse: A rotina matinal de uma mãe na perspectiva de uma pessoa não ouvinte. O curta-metragem Kikazaru tem como objetivo trazer a crítica sobre a acessibilidade, além de propor uma discussão sobre a inclusão do deficiente auditivo no audiovisual.