24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e 9ª Mostra Foco Capixaba
Natara Ney
Natara Ney é formada em jornalismo pela PUC-PE, cursou Teoria da Montagem na Universidade de Brasília. Mudou-se para o Rio em 1993, onde trabalha como montadora. Como editora, é conhecida pelos trabalhos em “Tainá 3” e “Desenrola”, de Rosane Svartman; “O Mistério do Samba”, de Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor; “Todas as Mulheres do Mundo” e “Separações”, de Domingos de Oliveira; bem como nas séries de TV “Ó Paí, Ó”, de Monique Gardenberg, e “Novas Famílias”, de João Jardim; no documentário “Divinas Divas”, sobre a primeira geração de artistas travestis brasileiras, dirigido pela atriz Leandra Leal, e, mais recente, no documentário “A Última Abolição”. Após a formação em Jornalismo, Natara fez cursos de roteiro e produção. Em 2010, escreveu e dirigiu o curta “Um Outro Ensaio”, premiado nos festivais de Gramado, Triunfo. Assinou o roteiro dos documentários “O Mistério do Samba”, “A Última Abolição”, “Além Hamlet” e “Divinas Divas”. Estreia na direção de longas-metragens com dois projetos que estão em fase de finalização.
Tiago Minamisawa
Diretor, roteirista e produtor do curta-metragem “Sangro”, ganhador dos prêmios Silver Hugo de Melhor Filme de Animação, no Festival de Chicago 2019; Melhor Curta-Metragem Brasileiro e Melhor Documentário, no Anima Mundi 2019; do Prêmio Itamaraty de Melhor Curta-Metragem, no Festival Kinoforum 2019; Melhor Filme do Júri Popular, no Festival de Vitória 2019; do Kikito, no Festival de Cinema de Gramado 2019; Melhor Curta-Metragem Brasileiro, no Festival Animage 2019; o filme também foi selecionado para mais de 70 festivais internacionais, entre eles o Festival de Animação de Annecy (considerado o festival mais importante do cinema de animação mundial), Festival de São Francisco, Interfilm Berlim e Nouveau Cinéma de Montreal. Produziu e roteirizou o curta-metragem “Guida”, de Rosana Urbes, ganhador do prêmio Jean-Luc Xiberras, no Festival Internacional de Animação de Annecy 2015, e de mais de 80 prêmios nacionais e internacionais. Produziu e roteirizou também o curta-metragem “Um Lugar Comum”, vencedor do grande prêmio do júri no Festival Internacional de Animação do Uruguai.
Rodrigo de Oliveira
Diretor, roteirista e montador, nascido em Volta Redonda/RJ, em 1985, e radicado no Espírito Santo desde 2001. Vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro pelo documentário “Todos os Paulos do Mundo (codirigido por Gustavo Ribeiro, 2018), dirigiu, ainda, os longas-metragens de ficção “As Horas Vulgares” (codirigido por Vitor Graize, 2011) e “Teobaldo Morto, Romeu Exilado” (2015). Lançou também os curtas-metragens “Eclipse Solar” (vencedor do Prêmio Aquisição Canal Brasil, 2016), “Ano Passado Eu Morri” (2017) e “Os Mais Amados” (2019). Atualmente trabalha na finalização de seu quarto longa-metragem, a ficção “Os Primeiros Soldados”, com previsão de lançamento em 2021.
10ª Mostra Competitiva Nacional de Longas
Bel Kutner
Atriz, diretora de teatro. Já apresentou várias edições do Festival de Cinema Vitória e participou do júri de Curtas. No momento, escreve na Veja Rio Online e aguarda a retomada das gravações da novela “Nos Tempos do Imperador”, na TV Globo, e o lançamento do filme “Canta pra Subir”, da Migdal Filmes.
Gustavo Cheluje
Psicólogo, jornalista, assessor de imprensa e crítico de cinema. Possui experiência de 20 anos em cobertura e curadoria em festivais nacionais e internacionais. Tem textos publicados em diversos jornais, revistas e sites da internet. Atuou nos jornais A Gazeta e Gazeta Online.
Cristina Amaral
Paulista e formada em Cinema pela ECA-USP, é responsável pela montagem de filmes de diretores como Andrea Tonacci, Carlos Reichenbach, Denoy de Oliveira, Edgard Navarro, Guilherme de Almeida Prado, Joel Yamaji, Carlos Adriano, Lina Chamie, Paula Gaitán, Raquel Gerber, entre outros. A parceria com Carlos Reichenbach iniciou-se em “Alma Corsária”, premiado no Festival de Brasília, e rendeu diversos filmes posteriores, como “Dois Córregos”, “Garotas do ABC”, “Bens Confiscados” e “Falsa Loura”. Com Andrea Tonacci, seu companheiro de vida, coordenou a produtora Extrema Produção Artística e assinou a montagem de “Paixões”, “Serras da Desordem” e “Já Visto, Jamais Visto”, entre outros. Mais recentemente, tem feito trabalhos ao lado de jovens realizadores, como Adirley Queiroz, Thiago B. Mendonça, Djin Sganzerla, Jo Serfaty e Renata Martins.
10ª Mostra Quatro Estações
Marcio Rosário
Natural de Santos/SP, tem mais de 35 anos de experiência nas funções de ator, diretor e produtor executivo em teatro, cinema e televisão no Brasil e no mundo. Em 1992, mudou-se para os Estados Unidos para estudar na renomada escola de interpretação Lee’s Strasberg e, em 1997, entrou no American Film Institute, onde se graduou como produtor executivo em Cinema e TV Business, trabalhando como assistente de produção, gerente de produção, diretor de produção e produtor executivo na Hallmark Studios, MTV Latin America e na NBC Latin Division. Foi convidado pelo diretor japonês Takashi Miikie para se juntar ao elenco principal de “The City Of The Lost Souls”. Trabalhou com a aclamada diretora romena Pouran Deherrkian no filme “Bitterland” como ator e line producer e, em seguida, com a diretora mexicana Jackie Torres para o filme “El Precio Del Norte”, no qual foi responsável pela preparação do elenco. No cinema americano, participou de vários filmes, como: “Os Mercenários”, “Efeito Colateral”, “O Escorpião Rei”, “Além da Linha Vermelha”, “Clube da Luta”, “A Filha do General”, “Sobrou para Você”, entre outros. Na TV americana, foi contratado da soap opera “Days Of Our Lives” por dois anos, no papel do Oficial Santos. Participou também de “Sunset Beach” (NBC), “Passion” (NBC), “The Bold and The Beautiful” (CBS), “Young and The Restless” (CBS) e “General Hospital” (ABC). Em 2005, participou da novela “Belíssima”, na TV Globo, e de várias outras, desde então, como “Flor do Caribe”, “Cheias de Charme”, “Araguaia”, “O Profeta”, “Pé na Jaca”, “Cobras e Lagartos”, “Sol Nascente”, “Malhação”, “Dupla Identidade”, “Supermax”. Na TV Record, fez: “Vidas Opostas”, “Poder Paralelo” e “Bicho do Mato”. Em 2015, fez o personagem Bazunga, em “I Love Paraisópolis”, da TV Globo, e no Cinema, em 2016, fez um dos personagens centrais do premiado filme brasileiro “Deserto”, dirigido por Guilherme Weber. Como diretor de teatro, assinou, em 2016, o sucesso LGBT “Bruta Flor”. Os espetáculos “A Bola Mágica”, para crianças, e a comédia “As Malvadas” também tiveram direção e produção de Rosário. Em 2018, filmou o seriado brasileiro da Netflix “Sintonia” e o seriado “Rotas do Ódio”, para Universal TV Brasil.
Danny Barbosa
Danny Barbosa é atriz atuante no cenário teatral paraibano desde o ano de 2001 com peças nos segmentos infantil, infanto-juvenil e adulto. No audiovisual, participou dos longas-metragens: “O Seu Amor de Volta (Mesmo Que Ele Não Queira)”, de Bertrand Lira, “Sol Alegria”, de Tavinho Teixeira, e o premiado no 72°Festival de Cannes “Bacurau”, de Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Também é professora de Língua Portuguesa formada pela UFPB e colunista do site Nossa Fala.
Hsu Chien
Nascido em Taiwan, em 1967, vive no Brasil, no Rio de Janeiro, desde 1970. Formou-se em
Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Começou como Assistente de Direção em 1996 e, desde então, trabalhou em mais de 70 longas-metragens como assistente de cineastas de sucesso, entre eles: Daniel Filho, Tizuka Yamasaki, Murilo Salles, Rosane Svarztman e Roberto Santucci. Dirigiu mais de oito curtas-metragens, recebendo mais de 20 prêmios em festivais brasileiros e internacionais. Entre os prêmios, destaque para Melhor Curta de Ficção, em 2015, por “Flerte”, no Grande Prêmio da Academia de Cinema Brasileiro, e Melhor Curta no Labrff 2015. Em 2014, foi convidado para dirigir uma série no Multishow: “Por Isso Eu Sou Vingativa”. No mesmo ano, foi convidado por Miguel Falabella e a diretora geral Cininha de Paula para dirigir na Rede Globo dois seriados: “Sexo e as Negas” e “Pé na Cova”. Em 2017, dirigiu seu primeiro longa-metragem: “Ninguém Entra Ninguém Sai”, baseado em conto de Luis Fernando Veríssimo e distribuído pela Imagem Filmes. Em 2019, dirigiu seu segundo longa-metragem, “Quem Vai Ficar com Mario?”, com distribuição da Paris Filmes e Warner.
9ª Mostra Corsária
Gabriele Stein
Formada pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo (AIC-SP), atua na área de direção e montagem desde 2008. Assina a direção do curta-metragem “Delete Love” e “Míope”. Trabalhou no processo de edição e finalização do documentário “Cavalo Ferro”, de Gui Castor, “Homens”, de Lucia Caus, além da série de televisão da Multishow “Tá Gostando do Show”. Também trabalhou como assistente de direção no longa-metragem “Os Incontestáveis”, de Alexandre Serafini, “Teobaldo Morto, Romeu Exilado”, de Rodrigo Oliveira, “Punhal”, de Luisa Lubiana, entre outros.
Daniela Zanetti
Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas, é professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde coordena o grupo de pesquisas Cultura Audiovisual e Tecnologia (CAT). É autora de “O cinema da periferia: narrativas do cotidiano, visibilidade e reconhecimento social” (Edufba) e co-organizadora de “Comunicação e territorialidades: poder e cultura, redes e mídias” (Edufes). Possui diversos artigos sobre cultura audiovisual publicados em revistas acadêmicas.
Sebastião Ribeiro Filho – Tião Xará
Natural de Castelo-ES, formado em Direito pela UFES, com especialização em Direito Ambiental pela Universidade do Amazonas. Participante do Cineclube Universitário, fundador e primeiro Presidente da Federação de Cineclubes do Espírito Santo. Autor dos livros “ARDORARTE”, poesia; “Casas de Muqui”, fotos e textos; “Belezas Naturais do Espírito Santo”, fotos, textos e mapas; e “Queda Livre”, poesia. Na área de fotografia, atuou em exposições individuais e teve participação em coletivas. Músico, com composições gravadas e participação em festivais. Na área do audiovisual, é autor do roteiro, da música e diretor do curta “O Homem Que Sonhava Fotografia”; tem participação na direção coletiva e fez a produção do documentário “Imprensados: A Luta Pelo Território Quilombola do Sapê do Norte-ES”; fez produção de três vídeos de Cloves Mendes e é autor de roteiros ainda inéditos.
7ª Mostra Outros Olhares
Luciana Gama
É Mestre em Educação (UFES), Especialista em Tecnologias Educacionais (IFES), MBA em Marketing e Mídias Digitais (MMurad/FGV), Especialista em Estudos em Imagem e Mídia (Faculdade Cândido Mendes/Vitória) e Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (UFES). Trabalha com produção audiovisual, sendo a sua principal atuação em televisão, na qual está há mais de 20 anos, na afiliada da Globo no Espírito Santo, a TV Gazeta. Nesta emissora, trabalhou na antiga Central Gazeta de Produções e nos programas de entretenimento Em Movimento e Conexão Geral. Atualmente é roteirista, produtora e diretora de chamadas de programação, no setor de PROMO da TV Gazeta. Além da televisão, realiza projetos independentes com a produção de documentários. E na área da educação, trabalhou como professora universitária, ministrou oficinas de formação audiovisual com o projeto A Gazeta na Sala de Aula e ministra oficinas de formação cineclubista em parceira com a equipe do Cineclube Rota dos Parques.
Bárbara Cazé Maia
É Pedagoga (UFES), Mestra em Educação (UFES) e doutoranda em Educação na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Idealizadora e coordenadora do Cineclube Afoxé. Organizadora do livro “Mulheres negras na tela do cinema” (Editora Pedregulho, 2020).
Bernard Lessa
É diretor de cinema e fotógrafo com base em Vitória, Espírito Santo. Sócio-proprietário da Rede Produções, realizou os curtas-metragens “Liberdade, Avenida” (2013); “Tejo Mar” (2013); “Sopro, Uivo e Assobio” (2015) e “A Casa Térrea” (2017); e os longas-metragens: “A Mulher e o Rio” (2019) e “A Matéria Noturna” (2021).
5ª Mostra Cinema e Negritude
Tamyres Batista
Negra, poeta e estudante de Ciências Sociais na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do Cineclube Nome Provisório, com o qual dirigiu coletivamente os curtas-metragens-poemas “RASPAGE” e “MARROM”, e também do Cineclube Teresa de Benguela; foi produtora e locutora do programa de rádio Afro-Diáspora entre os anos de 2015 e 2018. Integrou as publicações “De Zacimbas a Suelys: Coletânea Afro-Tons de Expressões Artísticas de Mulheres Negras no ES” e “Elas em Órbita”, ambas lançadas em 2017. Tem lutado para garantir o direito de fabular e habitar dentro do próprio sonho.
Adriane Nunes
Capixaba e preta. Pesquisadora, cineclubista e educadora. Graduada em Geografia pela UFES, pesquisou e fotografou diversas comunidades tradicionais da costa do Espírito Santo, no bacharelado e na especialização em Análise de Recursos Hídricos, na mesma instituição. Cineclubista desde a juventude, fundou o Cineclube Terra (2008), Cinefotoclube Ilha (2011), Cine Farol (2012) e Cine Valente (2015), num diálogo entre audiovisual, educação, cidadania e altas habilidades. Enquanto Coordenadora do Núcleo de Altas Habilidades da SEDU, fundou e coordenou o Núcleo Cineclubismo e Potencialização de Talentos, no qual, por meio de estudos dirigidos e práticas com audiovisual, potencializa até hoje talentos de alunos da rede pública estadual. Ainda através do NAAH/S, realizou uma parceria com o projeto “Inventar com a Diferença – Cinema e Direitos Humanos” (UFF e Secretaria de Direitos Humanos), no qual alunos do Núcleo receberam oficinas e formações ligadas à produção audiovisual, sob coordenação do professor Marcos Valério Guimarães (2018). Foi membro fundadora da Organização de Cineclubes Capixabas (OCCa), sendo secretária e tesoureira da instituição entre 2009 e 2018. Roteirizou e dirigiu o documentário “Quinzinho Vai ao Cinema” (2009) e é frequentadora assídua do Festival de Cinema de Vitória desde sua primeira edição.
Clementino Junior
Cineasta, educador audiovisual, doutorando em Educação (GEASur/UNIRIO) e fundador do CAN – Cineclube Atlântico Negro.
5ª Mostra Mulheres no Cinema
Kassandra Brandão
Atriz, preparadora de elenco e arte-educadora. Formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Especialista em Arte e Educação pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa (CINTEP). É membro integrante dos grupos Graxa de Teatro, Parahyba Rio Mulher e Coletivo Atuador. Também é professora de arte da rede municipal de ensino de João Pessoa/PB. Atuante no teatro e no audiovisual, tem em sua trajetória artística vários espetáculos teatrais, longas e curtas-metragens. Dentre eles, destacam-se os espetáculos “Instruções para Ser Humano”, com direção de Daniel Porpino; “Travessia”, monólogo escrito e atuado pela própria atriz, com direção de Cely Farias; “Parahyba Rio Mulher”, com direção coletiva do grupo; e os filmes “Rosas”, de Ivann Willig; “O Terceiro Velho”, de Marcus Vilar; e “Ambiente Familiar”, de Torquato Joel. Como preparadora de elenco, seus principais trabalhos foram nos filmes “Quando Decidi Ficar,” de Maycon Carvalho; “Viver É Melhor Que Sonhar”, de Mariana Camillo, e “Escadas”, de Thales Barbosa. Já participou com seus espetáculos teatrais e seus filmes de importantes festivais nacionais, como o Festival de Teatro de Presidente Prudente, em São Paulo, o Festival de Teatro de Cachoeiro de Itapemirim e o Fest Cine Pedra Azul, ambos no Espírito Santo, Curta Taquary, em Pernambuco, Fest Aruanda e Comunicurtas, na Paraíba, dentre outros. Em 2019, participou pela primeira vez de um festival de cinema internacional, o Los Angeles Brazilian Film Festival – LABRFF, em Hollywood, nos Estados Unidos. Kassandra também ministra oficinas de Iniciação Teatral e de Atuação para a Câmera e já recebeu quatro prêmios de Melhor Atriz, nos festivais: The Scene Festival – Maryland – EUA, Fest Cine Pedra Azul – ES, Comunicurtas – Campina Grande e no Curta Coremas, em Coremas, ambos no estado da Paraíba. No ano de 2013, foi a Atriz Homenageada do Festival de Teatro Aldeia SESC, na cidade de João Pessoa – Paraíba.
Samantha Brasil
Pesquisadora e crítica de cinema, com mestrado em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ). Curadora do Cineclube Delas, no Rio de Janeiro, que tem enfoque no cinema realizado por mulheres. Integrou a equipe de curadoria de festivais de cinema, como o Festival Internacional Colaborativo Audiovisual (2019) e o Fest Cine Pedra Azul (2020). Cofundadora das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema e escreve sobre cinema no Delirium Nerd. Integrou a equipe do podcast Feito por Elas de julho de 2016 a fevereiro de 2019. Compôs diversos júris em festivais de cinema nacional e internacional, como: Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (júri da crítica), Curta Cinema, Festival Internacional Latino Americano Mujeres en Escena, Recine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino, Festival Visões Periféricas, Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico, entre outros.
Viviane Pistache
Preta das Gerais. Graduação em Psicologia pela UFMG. Roteiro e Direção pela Academia Internacional de Cinema AIC/SP. Doutoranda em Psicologia e Cinema pela USP. Crítica de Cinema para o Geledés. Pesquisadora para roteiros pela Globo. Foi assistente no Setor de Desenvolvimento da Produtora Casa de Criação Cinema (2009-2018) nos projetos dirigidos por Joel Zito: argumento, sinopse, pesquisa e roteiros dos documentários: “Cinderelas, Lobos e Um Príncipe Encantado” (2009), “Raça” (2013), “Meu Amigo Fela” (2019) e assistente de direção no longa de ficção “O Pai da Rita”. De 2018 a 2020, foi assistente no Setor de Desenvolvimento de Roteiros da O2 Filmes, atuando em diversos projetos em distintas fases de desenvolvimento ou prospecção, como o longa “Marighella”, as séries “Pico da Neblina” (HBO) e “Irmandade” (Netflix).
4ª Mostra Nacional de Videoclipes
Simone Marçal
Graduada em Rádio e TV e pós-graduada em Gestão Cultural. Atua como produtora e consultora de projetos. Parecerista do Ministério da Cultura – SAV (Secretaria do Audiovisual e da Ancine), atua também como curadora. É sócia da MM Projetos Culturais, na qual realizam consultoria, idealização, produção, gestão administrativa e financeira de projetos, além de fazerem a direção e curadoria do Formemus e do Marien Calixte Jazz Music Festival.
Barral Lima
Fundador e Presidente do SINDAV – Sindicato da Indústria do Audiovisual de Minas Gerais. É CEO do grupo UN Music, no qual atua como compositor, produtor musical e diretor artístico. Compôs centenas de trilhas sonoras para filmes publicitários, documentários, TV e cinema. Dirige e produz a série musical “Ultra Sessions”, na qual apresenta o trabalho de artistas e bandas de todo o Brasil, exibida pelo canal a cabo Woohoo e RTP, de Portugal, além do canal exclusivo no Youtube. É idealizador e produtor dos festivais Hiphop.doc, Palco Ultra e Marte Festival.
Paula Rocha
Formada em Técnica em Direção Cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema (AIC) e estudante de Sociologia pela UFF. Já realizou cinco curtas pela AIC, atuando principalmente na Direção de Fotografia. Foi escolhida para trabalhar na série da Netflix “Reality Z” como assistente de finalização. Foi também jurada do Festival Internacional Colaborativo de Audiovisual – FICA.VC em 2019. Com seu projeto de formação em cinema, a websérie “Som de Preto”, garantiu o prêmio de “Super Projeto coprodução com a França” no RIO WEBFEST 18; ganhou o prêmio de Melhor Documentário no Filmworks Film Festival 2019 com o curta “Ninguém Fica Parado”. Além disso, fez direção de fotografia do curta “Sábado Não É Dia de Ir Embora”, selecionado para a 23ª Mostra de Tiradentes, Curta Kinoforum e outros festivais brasileiros.
3ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental – Sessão EDP
Cloves Mendes
Diretor/produtor/roteirista com mais de 40 anos no mercado do audiovisual. Com mais de 800 produções (documentários, ficção, clipes, publicidades) e vários prêmios em festivais estaduais, nacionais e internacionais. Biólogo e membro fundador da Associação Capixaba de Proteção Ambiental – ACAPEMA. Tem 35 documentários dirigidos sobre questões ambientais do Espírito Santo.
Martha Tristão
É professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental (NIPEEA) do Centro de Educação da UFES/ES. Pesquisadora das relações entre o lugar, as culturas e as produções narrativas de comunidades e escolas, processos de interdependência natureza/cultura e de descolonização do pensamento. Publicou vários artigos em revista e periódicos, livros e capítulos de livros. Atua e integra vários movimentos e organizações não governamentais na defesa do meio ambiente e da educação.
Luis Paiva
É professor licenciado em História, Secretário Municipal de Cultura de São Félix do Araguaia/MT. Dirigiu e roteirizou o filme “Borboletas Amarelas”, foi produtor local do longa-metragem “Descalço Sobre a Terra Vermelha”, é realizador e curador do Cine Clube Maresia. Também é idealizador e realizador do Projeto Cinema na Kombi.
2ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico e de Horror
Monica Trigo
Gestora Cultural com graduação em Comunicação e Ciências Sociais. É Diretora de Desenvolvimento e Promoção de Audiovisual da Empresa Mineira de Comunicação – EMC. Foi Secretária de Cultura dos municípios de Paulínia e Ilha Comprida, Chefe da Representação do Ministério da Cultura nos estados da Bahia e Sergipe e Assessora do Ministro da Cultura. Compôs diversos júris técnicos de festivais de cinema e comissões de avaliação de projetos. Foi responsável pelo Pólo Cinematográfico de Paulínia e as políticas de fomento, difusão e formação. Realizou a 1ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na Rua, em Salvador; o 5º e 6º Paulínia Film Festival e as 8ª, 9ª e 10ª edições do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico. É presidente da FANTLATAM – Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico.
Máyra Alarcon
Com estudos em Letras e formada em atuação, iniciou a carreira no cinema, junto de Rodrigo Aragão, na Fábulas Negras Produções, em 2006, atuando em diferentes áreas (Assistente de Direção, Produção de Set, Figurinista, Direção de Produção, Atuação), mas criou raízes e se especializou na Produção Executiva, sendo a responsável por esta nos longas-metragens: “As Fábulas Negras”, “A Mata Negra” e “O Cemitério das Almas Perdidas”. No comando da Fábulas Negras Produções, Mayra Alarcón já viu nascer cinco filmes de longa duração e três curtas-metragens, e se envolveu na construção e idealização de todos os projetos desenvolvidos pela empresa, desde a sua fundação. O sexto filme, “O Cemitério das Almas Perdidas”, significou o maior desafio e, sem dúvidas, a produção mais empolgante e envolvente até o momento. Com muitos projetos – e sonhos – em mente, o principal objetivo da produtora é continuar se aprofundando na arte cinematográfica e, principalmente, no gênero fantástico, que é tão apaixonante, variado e prolífico.
Bertrand Lira
Professor Doutor do Departamento de Comunicação em Mídias Digitais e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), graduado em comunicação social e mestre em Sociologia também pela UFPB. Realizador, dirigiu diversos documentários de curta, média e longa-metragem em super-8, 16mm e vídeo (“Bom Dia Maria de Nazaré”, “O Senhor do Engenho”, “Crias da Piollin”, “Homens”, “O Rebeliado” e “O Diário de Márcia”, “O Seu Amor de Volta”, entre outros), premiados em festivais no Brasil e no exterior, entre eles, o JVC Grand Prize do 26º Tokyo Video Festival e o Excellence Award do JVC Tokyo Video Festival de 2004. Foi aluno de estágios em documentário no Atelier de Réalisation Cinématographique (VARAN) em Paris (1982 e 1986). Autor dos livros “Fotografia na Paraíba: Um inventário através do retrato (1850-1950)” (1997), “Luz e Sombra: significações imaginárias na fotografia do cinema expressionista alemão (2013)” e “Cinema Noir: a sombra como experiência estética e narrativa” (2015).
PRÊMIO ABD CAPIXABA
Diego de Jesus
Bacharel em Cinema e Audiovisual pela UFES. Morador de Vitória/ES desde 2008, tem produzido obras audiovisuais que dialogam narrativamente com as estéticas que as novas mídias têm gerado. É um dos sócios da produtora Ventania, sediada em Vitória. No cinema, dirigiu o curta de ficção “Pela Janela” (2016) e os documentários “Invisível” (2015) e “Impeachment” (2016), este último exibido em diversos festivais pelo país. Atualmente é presidente da ABD Capixaba.
Rodrigo Cerqueira
Jornalista e documentarista, sócio da produtora Andaluz Filmes. Dirigiu as séries de TV “Relatos Ausentes” e “Sou Casaca”, em parceria com o Canal Futura, e codirigiu os documentários “Congo Santo” e “Acerca da Pele”. Atuou como montador e produtor executivo em vários outros trabalhos.