Comissão de Seleção
24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
10ª Mostra Quatro Estações
9ª Mostra Foco Capixaba
9ª Mostra Corsária
7ª Mostra Outros Olhares
Flavia Candida
Curadora, cineasta e produtora oriunda do curso de Cinema da UFF, onde dirigiu o curta O Metro Quadrado, vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília em 2002. Começou sua carreira como programadora em meados dos anos 90´s no Cine Arte UFF e coordenou por mais de 15 anos o Festival Brasileiro de Cinema Universitário. Colabora na programação e curadoria de diversos festivais e mostras como Curta Cinema, Festival do Rio, Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo , Goiânia Mostra Curtas, Festival de Cinema de Vitória e Século XXI: Mulheres, Ação! Como analista e consultora de projetos trabalha na seleção de laboratórios como BR Lab, Plataforma Lab, ICUMAM Lab, consultoria no Laboratório de Projetos do Curta Cinema 2015 e seleção em 2018.
Erly Vieira Jr
Cineasta, escritor e pesquisador na área audiovisual. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2012), é professor do Departamento de Comunicação Social e do programas de pós-graduação Comunicação (POSCOM), da Ufes. Realizou dez curtas-metragens, entre documentários e ficções, exibidos em diversos festivais dentro e fora do Brasil. É autor dos livros Marcus Vinícius – A presença do mundo em mim (2016), Plano Geral – Panorama histórico do cinema e vídeo no Espírito Santo (2015), Realismo sensório no cinema contemporâneo (Edufes, no prelo) e Exercícios do olhar (Ed. Cousa, no prelo). Desde 2012, é um dos curadores do Festival de Cinema de Vitória e, em 2018, participou da comissão de seleção de longas-metragens do 51º. Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Waldir Segundo
Graduado em Cinema e Audiovisual, foi Programador do Cine Metrópolis, foi assistente de curadoria do 23º Festival de Cinema de Vitória e curador do 24º, 25º e 26º Festival de Cinema de Vitória e também participou da Comissão de Visionamento do 30º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo. Atualmente produz e faz o processo curatorial do programa Cineclube TVE, na TV Educativa ES.
10ª Mostra Competitiva Nacional de Longas
Leila Bourdoukan
Produtora cultural e jornalista. De 1999 a 2016 trabalhou para o grupo Espaço de Cinema, criando, desenvolvendo e produzindo projetos culturais de difusão através da exibição, como Clube do Professor, Ações Culturais, Curta às Seis, Curta no Cinema, além de mostras e festivais pontuais. De 2011 a 2016 coordenou a distribuidora Espaço Filmes. Na Ciranda de Filmes foi responsável pela pesquisa e convite a todos os filmes (brasileiros e estrangeiros) e também encarregada pela exibição e tráfego durante quatro edições. Na Mostra Internacional de Cinema São Paulo fez pré-seleção de filmes durante três anos. E também já foi júri de curtas no Festival de Paulínia, e fez parte de comissão de seleção de curtas de outros festivais no Brasil (Brasília, dentre eles). De maio de 2017 a abril de 2018 foi a gerente executiva do Cinema do Brasil, programa de promoção ao cinema brasileiro no exterior patrocinado pela Apex. Em julho de 2018 criou, com Patricia Durães e Ana Durães, a Dito Agência de Cinema, produtora de lançamento de filmes que busca caminhos diferentes neste trajeto até o cinema.
Gilberto Alexandre Sobrinho
Professor no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Atua há mais de duas décadas no ensino e pesquisa sobre cinema e audiovisual, em projetos no Brasil e no exterior. Foi Professor Visitante no Departamento de Cinema da San Francisco State University (Estados Unidos), na Universidad Iberoamericana (México), e recentemente integrou um projeto sobre artes participativas junto com a Universidade de Leeds (Inglaterra), Índia e África do Sul, resultando no documentário Um Pouco de Tudo, Talvez(2018). Publicou vários livros e artigos, entre os quais O autor multiplicado, Um estudo sobre os filmes de Peter Greenaway (Editora Alameda) e Cinema em Redes; Tecnologia, política e estética na era digital (Papirus). Como cineasta, dirigiu também a Trilogia Afro-Campineira: Diário de Exus (2015), A Dança da Amizade (2017), A mulher da Casa do Arco-Íris (2018) e prepara o lançamento da série Améfrica.TV (2019).
5ª Mostra Mulheres no Cinema
Saskia Sá
Escritora, ilustradora, diretora e roteirista. Seu doc Rio das Lágrimas Secas participou em 25 festivais. É curadora de mostras com temática feminista. Tem interesse por cinema e literatura realizados por mulheres, principalmente de ficção científica e fantástico. Vencedora do edital PRODAV 05/2016 com o projeto da série Viagem à Xibalbá e do EDITAL SAV/MINC/FSA Nº 05 com o documentário Garotas do Game. Participou da coletânea As coisas que as mulheres escrevem, da Editora Desdêmona com o conto O Luto de Joana.
Bárbara Cazé
Educadora e pesquisadora. Licenciada em pedagogia (UEFS) e Mestra em Educação (UFES), com pesquisa sobre Cineclube e Escola. É integrante do Grupo de Pesquisa Educação para as Relações Étnico-Raciais, Territorialidades e Novas Mídias, vinculado ao no Núcleo de Estudos Afro Brasileiros, da Universidade Federal do Espírito Santo (NEAB/UFES). É coordenadora do Cineclube Afoxé.
Hegli Lotério
Pesquisadora da representação da mulher negra no audiovisual brasileiro contemporâneo. Dirigiu o documentário “Anchieta – Nossa História” (2014) e foi assistente de direção no web documentário “Velcro” (Natália Gottardo, 2017). É idealizadora do “Cineclube Teresa de Benguela” (2017).
5ª Mostra Cinema e Negritude
Thaís Souto Amorim
Gestora Cultural, Coordenadora do Museu Capixaba do Negro “Verônica Pas”, membro do Conselho Municipal do Negro da Prefeitura Municipal Vitória/ES e integrante do Coletivo Palavra Negra. Bacharel em Direito e graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo, integrando o Núcleo de Estudos da Violência e Segurança Pública. Colaboradora do Festival Performe-se: fronteiras borradas – fronteiras erguidas. Thais também é mediadora/formadora de Políticas Públicas voltadas às mulheres negras.
Leonardo Vais
Jornalista com foco na área cultural. Dirigiu a websérie “Com a Palavra”, que trata de diferentes questões da literatura. Co-dirigiu o documentário “Do Outro lado do Arco-Íris”, sobre preconceito e aceitação no universo da homossexualidade. Foi produtor e entrevistador do programa “Bitola”, da TV Faesa, sobre a produção audiovisual do Espírito Santo e do Brasil. Trabalhou na assessoria de comunicação da Secretaria de Cultura de Vitória, além do Portal Sou ES e no Jornal Online Folha Vitória.
4ª Mostra de Videoclipes
Luiz Eduardo Neves
Jornalista, publicitário e produtor cultural. Mestrando em Comunicação e Territorialidades pela UFES. Videomaker, integrante da diretoria da Organização dos Cineclubes Capixabas (OCCA), curador da Mostra Nacional de Videoclipes do Festival de Cinema de Vitória e idealizador do cineclube Panela Audiovisual e da Mostra Cine Rap.
Suellen Vasconcelos
Mestre em Educação pela UERJ com graduação em Rádio e TV pela Faesa. Professora dos cursos técnicos em Rádio e TV e Multimídia do CEET Vasco Coutinho. Na UFES, lecionou nos cursos de Cinema e Audiovisual, Música, Jornalismo e Publicidade no primeiro semestre de 2018. Diretora, montadora e assistente de direção da Filmes Fritos, produtora independente de Vitória, realizadora de videoclipes, documentários e web-vídeos.
3ª Mostra Cinema de Bordas
Bernadette Lyra
Escritora, pesquisadora e curadora. Uma das escritoras mais aclamadas e respeitadas dentro e fora do Espírito Santo, ela é uma entusiasta do cinema. Levou essa paixão aos estudos, com ampla experiência na área de Comunicação e Artes, com foco no cinema de bordas e cinema queer. É a criadora do termo Cinema de Bordas. Entre as publicações sobre cinema, seu trabalho mais recente é “O Jogo dos Filmes”. Também é autora de capítulos de livros e artigos sobre cinema e audiovisual, publicados no Brasil e no exterior. Como curadora realizou várias mostras, tendo organizado e feito a curadoria de seis Mostras de Cinema de Bordas no Instituto Itaú Cultural (SP) e foi jurada de mostras e festivais de cinema em todo o país, como o Festival de Cinema de Tiradentes e o Festival de Cinema de Vitória.
3ª Mostra de Cinema Ambiental
Margarete Taqueti
Cineclubista, roteirista, produtora e realizadora de audiovisual desde os anos 80. Entre os trabalhos audiovisuais que dirigiu podemos destacar: As Urnas dos Neves (2017), co-direção com Adriana Jacobsen; A Passageira (2006), Festa na Sombra (2005), Relicário de Um Povo (2003), Ter + Ver + Comer (2003), Por Quem Os Sinos Dobram (2002), Dietriste (2001), Menestrel (2001), Eu Sou Buck Jones (1997) e O Fantasma da Mulher Algodão (1995) e A Lira Mateense (1994).
Jefferson de Albuquerque Junior
Cineasta e ambientalista, graduado em Letras-Português com especialização em Educação Ambiental. Com mais de 40 anos como profissional de cinema, participou de 35 longas-metragens como cenógrafo, diretor de arte, produtor executivo, diretor de produção e diretor assistente. Destaca-se entre os quais “Eles Não Usam Black-Tie”, de Leon Hirszman; “Amantes da Chuva”, de Roberto Santos; “Luzia Homem”, de Fábio Barreto; a mini-série “O Pagador de Promessas”, de Dias Gomes e direção de Tizuca Yamazaki, e mais recentemente “Aos Ventos que Virão”, de Hermano Penna. Roteirista e diretor de 21 curtas e médias-metragens, entre eles “Dona Ciça do Barro Cru”, “Patativa do Assaré – Um Poeta do Povo” e “Foi assim…Como será-Chapada do Araripe “, além de participar de mais de uma dezena de curtas-metragens e média-metragens de outros diretores como diretor de arte e diretor de produção.
2ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico e de Horror
Waldir Segundo
Graduado em Cinema e Audiovisual, foi Programador do Cine Metrópolis, foi assistente de curadoria do 23º Festival de Cinema de Vitória e curador do 24º, 25º e 26º Festival de Cinema de Vitória e também participou da Comissão de Visionamento do 30º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo. Atualmente produz e faz o processo curatorial do programa Cineclube TVE, na TV Educativa ES.