Dia 02 de fevereiro, o 25° Festival de Cinema de Vitória Itinerante chega ao balneário, em Aracruz, com exibições gratuitas ao ar livre

Depois de passar por Guarapari e Linhares, o 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante – patrocinado há 21 anos pela Petrobras -, chega a mais um famoso destino do verão capixaba: A Barra do Sahy, na cidade de Aracruz, litoral norte do Espírito Santo. O balneário foi o local escolhido para receber a sala de cinema no sábado, 02 de fevereiro, com exibições gratuitas ao ar livre.

O circuito apresenta o premiado filme “Benzinho” (97’, 12 anos), de Gustavo Pizzi, e a série infantil “Irmão do Jorel” (11’, livre), do capixaba Juliano Enrico. Na Barra do Sahy, a sala de cinema será montada na Praça dos Corais, com tela de 8 x 5 metros, cadeiras para os espectadores e até tapete vermelho. A projeção sai de um caminhão, levando imagem e som de qualidade.

Exibição do 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante em Pontal do Ipiranga, Linhares. Foto: Sérgio Cardoso – Acervo Galpão/IBCA

“Com o Festival de Cinema de Vitória conseguimos contribuir para a formação de plateia e valorização do cinema nacional. Muitas vezes chegamos a lugares que nem têm sala de cinema! É muito bonito ver a plateia reunida, a sala montada a céu aberto e o diálogo que acontece entre o público de moradores e turistas”, garante Lucia Caus, diretora do festival.

O 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura, da Petrobras, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE e do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine. Conta ainda com o apoio da Rede Gazeta e da Caixa Econômica Federal. A Realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Cinema para todos
As exibições do 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante iniciam com a série infantil Irmão do Jorel, do capixaba Juliano Enrico. “A Pipa Ideal”, da terceira temporada, tem 11 minutos e se passa durante as férias de verão da família protagonista da animação.

Premiado filme ‘Benzinho’ é exibido durante o circuito itinerante. Foto: Bianca Aun

Depois, a plateia vai rir e se emocionar com o premiado filme “Benzinho” (97’, 12 anos), de Gustavo Pizzi. Com elenco formado por Adriana Esteves, Otávio Müller, Karine Teles (“Que Horas Ela Volta?”) e o ator grego radicado no Espírito Santo Konstantinos Sarris, o longa teve sua estreia oficial no prestigiado Festival de Sundance, nos EUA, e depois passou por  mais de 30 festivais nacionais e internacionais, onde acumulou premiações. A história acompanha a vida de uma mãe que vê sua vida mudar completamente quando o filho mais velho resolve sair de casa para jogar handebol em outro país.

Barra do Sahy
Localizada a 67 km da capital capixaba, no distrito de Santa Cruz, a Barra do Sahy é um dos locais mais frequentados do Espírito Santo nesta época do ano. A infraestrutura com quiosques, o calçadão com castanheiras e a bela praia atraem capixabas e turistas durante o verão, mas é a programação de entretenimento que agita o local e dá ao balneário o status de “point” do Estado, principalmente entre o réveillon e o carnaval.

Para chegar à Barra do Sahy, saindo de Vitória, basta seguir ao norte pela rodovia ES-010  passando pelo litoral – balneários de Jacaraípe, Nova Almeida e Santa Cruz. O tempo médio de deslocamento é de 1h30.

Serviço
25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante
Filme ‘Benzinho’, de Gustavo Pizzi
Série ‘Irmão do Jorel’, de Juliano Enrico
19 de janeiro – Praia do Morro, Guarapari
26 de janeiro – Pontal do Ipiranga, Linhares
02 de fevereiro – Barra do Sahy, Aracruz
09 de fevereiro – Praia de Guriri, São Mateus
Horário: a partir das 19 horas
Entrada franca

Informações:
www.festivaldecinemadevitoria.com.br
www.facebook.com.br/festivaldevitoria
www.instagram.com/festivaldecinemadevitoria