Praia do Morro recebeu primeira exibição do circuito, com o premiado filme ‘Benzinho’, episódio da série infantil “Irmão do Jorel” e apresentação do grupo Batuqdellas
Uma das praias mais famosas do Espírito Santo, a Praia do Morro, em Guarapari, se transformou em cinema neste sábado (19) com a exibição de abertura do 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante – patrocinado há 21 anos pela Petrobras. A sala de cinema a céu aberto ficou lotada de moradores e turistas que prestigiaram o cinema nacional em uma super tela no meio do calçadão.
A estrutura do 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante, montada no calçadão da Praia do Morro, atraiu olhares curiosos desde a montagem, que aconteceu na última sexta (18) e durante a manhã e tarde de sábado (19). E foi só colocar as cadeiras que o público logo começou a chegar junto, pronto para assistir à sessão. As cadeiras disponibilizadas pelo festival dividiram o espaço com cadeiras de praia, cangas e até com quem resolveu assistir à sessão de pé mesmo. A estimativa é de que pelo menos 1000 pessoas tenham circulado pela sala de cinema.
O público se reuniu para assistir a duas obras audiovisuais: “Benzinho” (97’, 12 anos), de Gustavo Pizzi, e um episódio da série “Irmão do Jorel” (11’, livre), de Juliano Enrico. Mas, antes do cinema, foi a vez da música tomar conta da praia com a apresentação do grupo Batuqdellas, formado por 40 mulheres. Elas deram as boas vindas à plateia e também ao apresentador, Maurício Mattar.
Para saudar o público, Mattar convidou a Coordenadora de Comunicação e Marcas da Petrobras no Espírito Santo, Patrícia Azoline, que falou sobre a parceria com o festival e destacou a importância de levar o cinema até o público. “A gente tem uma atenção especial para a itinerância, pela característica de levar a cultura a muitas cidades onde as pessoas não têm tanto acesso. É uma experiência muito especial essa democratização da cultura”, contou.
Assim que o sol se pôs foi a vez da série “Irmão do Jorel” encantar crianças e adultos. “Eu achei bem legal, a sessão estava bem cheia e o episódio exibido foi bem interessante, porque se passa também na praia. O Juliano (autor) está bem feliz e emocionado com a exibição aqui no Espírito Santo, a gente não tem muita oportunidade de exibir aqui e acho que o público gostou”, disse Jor-El Teixeira ao lado da mãe, em nome da família que inspirou a animação.
Para fechar a noite, o Grupo Batuqdellas voltou a se apresentar e, a pedidos de bis, se despediu do público. O circuito itinerante continua nas próximas semanas: Pontal do Ipiranga, em Linhares (26/01); Barra do Sahy, Aracruz (02/02); e encerra na Praia de Guriri, São Mateus (09/02).
O 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura, da Petrobras, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE e do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine. Conta ainda com o apoio da Rede Gazeta e da Caixa Econômica Federal. A Realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). O apoio institucional é da Prefeitura Municipal de Guarapari.
Sorteio – conheça os ganhadores
Em todas as exibições do 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante, o público participa de sorteios de brindes, entre eles uma bicicleta. Confira os ganhadores: Álvaro Jr., Neuza Ferreira Barroso, Brenda Rocha, Renata Raquel, Evanir Júnior, Laís de Azevedo, Lathyffe Nunes, Maurício Caetano Vieira e Airton. A bicicleta foi sorteada para Fabricio de Silva Melo.
Serviço
25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante
Filme ‘Benzinho’, de Gustavo Pizzi
Série ‘Irmão do Jorel’, de Juliano Enrico
Próximos destinos:
26 de janeiro – Pontal do Ipiranga, Linhares
02 de fevereiro – Barra do Sahy, Aracruz
09 de fevereiro – Praia de Guriri, São Mateus
Horário: a partir das 19 horas
Entrada gratuita
Informações:
www.festivaldecinemadevitoria.com.br
www.facebook.com.br/festivaldevitoria
www.instagram.com/festivaldecinemadevitoria