Clima de carnaval toma conta da Praia do Morro no dia 19 de janeiro, primeira noite de itinerância do festival. Bateria é formada só por mulheres

O Carnaval de 2019 é só em março, mas em Guarapari ele chega antes e em boa companhia: em janeiro, na praia e com cinema ao ar livre! O 25º Festival de Cinema de Vitória, patrocinado há 21 anos pela Petrobras, inicia sua itinerância no dia 19 de janeiro, na Praia do Morro. A sessão é gratuita, a partir das 19 horas, e logo depois tem apresentação do grupo Batuqdellas, uma bateria formada por cerca de 40 mulheres ritmistas.

A Cidade Saúde é a primeira a receber o caminhão-projetor do festival, que exibirá o filme Benzinho (97′, 12 anos), de Gustavo Pizzi, e um episódio da série de animação Irmão do Jorel, do capixaba Juliano Enrico. Além disso, o público também confere os lançamentos literários da Editora Cousa. Na sequência, a itinerância segue por Linhares (Pontal do Ipiranga, 26/01), Aracruz (Barra do Sahy, 02/02) e São Mateus (Praia de Guriri, 09/02). Na noite de abertura, logo após a sessão, o público vai poder curtir um repertório que vai da MPB ao axé, em releituras que trazem o toque das caixas e do surdos. Tudo totalmente comandado por “elas”.

Conduzido pela mestre de bateria Crystal Vettoraci, o grupo surgiu no pré-Carnaval de Vitória em 2018, com o objetivo de preencher a lacuna da falta de mulheres no protagonismo do samba. Durante os dias de folia dos blocos carnavalescos, o coletivo de mulheres arrastou milhares de pessoas pelas ruas do Centro da capital capixaba. De lá pra cá, tem realizado apresentações nos formatos bateria, vozes, cordas e sopro, sempre levantando a bandeira da democratização da música.
“O grupo está muito animado de estender esta parceria com o Festival e a bateria vem com tudo e com muita pressão para animar não só os moradores, mas os turistas que vem de todo o Brasil para Guarapari no verão”, conta Lara Toledo, produtora do grupo.

As ritmistas se apresentaram no lounge do 25° Festival de Cinema de Vitória, em setembro do ano passado, e agora retornam à programação do evento para abrir a temporada itinerante do festival. Compõem a lista do show, sucessos de Kid Abelha, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Elza Soares, Mariene de Castro, Luedji Luna, Tim Maia, entre outros.

Ensaio Aberto do Batuqdellas em parceria com o Bloco Amigos da Onça. Foto Divulgação

Cinema no caminhão
Para circular pelo Espírito Santo, o Festival de Cinema de Vitória conta com a estrutura de um caminhão-projetor que se transforma para exibir o melhor da produção nacional em uma tela de 8 x 5 metros. A sala de cinema é montada a céu aberto, com som de qualidade, cadeiras para os espectadores e até tapete vermelho! A itinerância do festival é uma iniciativa que contribui com a formação de plateia e promove o lazer cultural comunitário, numa forma afetuosa de aproximar o cinema do público de moradores e turistas.

O 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura, da Petrobras, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE e do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine. Conta ainda com o apoio da Rede Gazeta. A Realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Serviço
25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante
Filme Benzinho (97′, 12 anos), de Gustavo Pizzi
Série Irmão do Jorel, de Juliano Enrico

19 de janeiro – Praia do Morro, Guarapari
26 de janeiro – Pontal do Ipiranga, Linhares
02 de fevereiro – Barra do Sahy, Aracruz
09 de fevereiro – Praia de Guriri, São Mateus
Horário: a partir das 19 horas
Entrada franca

Informações:
www.festivaldecinemadevitoria.com.br

Siga o Festival de Cinema de Vitória:
www.facebook.com/festivaldevitoria
www.instagram.com/festivaldecinemadevitoria