Balneários do Espírito Santo recebem itinerância do 25º Festival de Cinema de Vitória, com exibições gratuitas ao ar livre. Confira a programação!

De norte a sul do Espírito Santo, verão é sinônimo de praias lotadas e muito sol. Mas, quando acaba o dia, nada de voltar pra casa: o mar vira cenário para uma sala de cinema ao ar livre! O Festival de Cinema de Vitória, patrocinado há 21 anos pela Petrobras, começa o ano de 2019 com a sua versão itinerante, passando por quatro balneários capixabas nos meses de janeiro e fevereiro. Na telona, o premiado filme Benzinho (97’ 12 anos), de Gustavo Pizzi.

A jornada começa no dia 19 de janeiro em Guarapari, na Praia do Morro, uma das praias mais movimentadas do estado. Logo após a exibição do filme, também tem música com a apresentação do grupo Batuqdellas. Composto por cerca 40 mulheres, o coletivo traz o clima de carnaval na bateria, em releituras de músicas da MPB.

Guarapari recebe a primeira exibição do 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante. Foto: Divulgação

Na sequência, no dia 26 de janeiro, o festival chega à Pontal do Ipiranga, em Linhares; No dia 02 de fevereiro em Barra do Sahy, em Aracruz; e encerra na Praia de Guriri, em São Mateus, no dia 09 de fevereiro. A programação tem início sempre às 19 horas.

Para levar a magia do cinema às praias, um caminhão se transforma em projetor e garante a qualidade técnica da exibição em som e imagem. E o clima é mesmo de sala de cinema, com direito a telão medindo 8 x 5 metros, cadeiras para a plateia e até o tradicional tapete vermelho. “O Festival de Cinema de Vitória Itinerante tem como um dos principais objetivos contribuir para a formação de público. É uma forma de aproximar o cinema nacional dos moradores e turistas de um jeito democrático e descontraído. A cadeira de praia vira poltrona e a pipoca combina com água de coco! É só chegar, sentar e aproveitar a sessão”, destaca Lucia Caus, diretora do 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante.

O 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura, da Petrobras, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE e do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine. Conta ainda com o apoio da Rede Gazeta. A Realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Vista aérea da Barra do Sahy, em Aracruz, um dos balneários que receberá o 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante. Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Aracruz

Mergulhe no cinema e conheça os balneários:

Praia do Morro, Guarapari
Essa é uma das praias mais famosas e movimentadas do Espírito Santo. Localizada na região central de Guarapari, a Praia do Morro possui aproximadamente 4 km de extensão e boa infraestrutura, com quiosques e um calçadão bastante frequentados em todas as épocas do ano.

Pontal do Ipiranga, Linhares
O pequeno distrito de Linhares também é cenário para o movimentado verão da região. A praia possui 25 km de extensão e uma vegetação bastante preservada.

Barra do Sahy, Aracruz
É um dos points do verão no litoral norte do Espírito Santo. Famosa pelo movimentado carnaval, a Barra do Sahy tem 3 km de extensão e uma bela paisagem de restinga e castanheiras. Possui calçadão e está cercada por bares, quiosques e restaurantes.

Praia de Guriri, São Mateus
Guriri é uma ilha, muito procurada por turistas e capixabas. O litoral de São Mateus tem aproximadamente 43km, sendo a praia de Guriri a mais famosa.

Serviço
25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante
Filme Benzinho (97′, 12 anos), de Gustavo Pizzi
19 de janeiro – Praia do Morro, Guarapari
26 de janeiro – Pontal do Ipiranga, Linhares
02 de fevereiro – Barra do Sahy, Aracruz
09 de fevereiro – Praia de Guriri, São Mateus
Horário: a partir das 19 horas
Entrada franca

Informações:
www.festivaldecinemadevitoria.com.br

Siga o Festival de Cinema de Vitória:
www.facebook.com/festivaldevitoria
www.instagram.com/festivaldecinemadevitoria