Com programação diversificada ao longo dos seis dias de evento, o 25º Festival de Cinema de Vitória também abre espaço para a literatura. Neste sábado, o Lounge do Festival – anexo ao Teatro Carlos Gomes – recebe o lançamento de cinco livros, a partir das 17h30.
As obras são: Os Incontestáveis, de Saulo Ribeiro; temporária, de Aline Prúcoli; O Breviário do Silêncio, de Anaximandro Amorim; Reis de Paus, de Luiz Carlos Lacerda; e a edição comemorativa de Memórias das Ruínas de Creta, de Bernadette Lyra.
Lançado neste ano em edição conjunta entre Cousa e Patuá, o livro de Saulo Ribeiro acompanha dois irmãos que partem em busca de um Maverick, carro que pertenceu ao pai desaparecido. Ao longo da procura pelas estradas do Espírito Santo e de Minas Gerais, eles confrontam o passado familiar e acabam envolvidos em uma luta histórica por território.
“O livro tem sabor de rebelião, de revolta. E muito delírio”, explica Saulo. A obra tem uma versão cinematográfica homônima, dirigida por Alexandre Serafini.
Já o romance temporária (Editora Cousa), de Aline Prúcoli, é o segundo livro de uma trilogia da autora – ao lado de “pustulâncias: menina bruta” e “Anatomia”. No livro (que pode ser utilizado como um calendário), Aline Prúcoli brinca com a passagem do tempo construindo um cotidiano espesso, com foco para sentimentos e percepções.
A autora conta que o romance nasceu “por acaso”, a partir de um capítulo de seu primeiro livro, como uma “espécie de anti-calendário”. “Se um calendário tem como função primeira marcar os dias úteis, o temporária se importa com os dias (in)úteis, com os contratempos vividos pelas três autoras – porque há um jogo entre as três pessoas do meu discurso: eu, tu ela”, afirma Aline.
Também lançado pela Cousa, o terceiro livro de poemas e oitava publicação de Anaximandro Amorim, O Breviário do Silêncio reúne 52 textos poéticos do autor, escritos entre 2016 e 2018.
Edição comemorativa
Lançado em 1998 e indicado ao Prêmio Jabuti, o romance Memórias das Ruínas de Creta, de Bernadette Lyra, ganhou uma edição especial produzida pela editora A Lápis. Ilustrado por obras de Nelma Guimarães – fotografadas por Roberto Burura -, a obra narra uma história mítica da ilha de Vitória, em que figuras míticas dos dois cenários se fundem.
“É como se as ruínas de Creta estivessem em Vitória e fizessem parte de um passado longínquo da cidade”, explica a autora.
Eróticos
Segundo livro de poemas do cineasta Luiz Carlos Lacerda, Reis de Paus reúne 37 textos eróticos. Editada pela Mariposa Cantonera, editora do Recife, a obra é feita com capas de papelão reutilizado, costuradas à mão e pintadas pelo artista plástico Victor Arruda.
Desde muito jovem, Lacerda publicou em antologias e em suplementos literários. Seu primeiro livro solo, “Os sais da lembrança”, é uma coletânea de poemas publicada em 2013. Segundo ele, Reis de Paus marca uma ruptura com seus poemas pregressos, antes influenciados pelas obras de Mário Faustino, Cecília Meireles e Jorge de Lima, além dos modernistas de 1922.
“Reis de Paus tem uma radicalização da linguagem erótica, subvertendo os limites do que é considerado pornográfico pelo establishment literário”, explica o autor. “Num momento de ameaça à liberdade de expressão, nada mais político do que se manifestar poeticamente sobre esses temas, da forma mais livre possível.”
Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 25º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Petrobras, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine, e do Governo Federal, com apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura Municipal de Vitória, e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. O Festival conta também com Apoio Institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), do Canal Brasil, da Arcelor Mittal, da Link Digital, da Mistika, da Cia Rio, da UVV, da Marlim Azul Turismo e da Carla Buaiz Joias. O lounge do Festival tem parceria com a Ecobier e o restaurante Gosto Capixaba e é co-realizado pela Galpão Produções e pela Molaa.
25º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA
Lançamento de livros
Quando: sábado, 8 de setembro, a partir das 17h30.
Onde: Lounge do Festival.
Entrada gratuita.
Confira a programação completa!