Produzido pelos alunos da Oficina de Realização em Cinema e Vídeo, o curta-metragem “Cadeira Vazia” tem exibição neste sábado, na noite de encerramento do 25º Festival de Cinema de Vitória. A sessão acontece às 20h30, no Teatro Carlos Gomes. A entrada é gratuita, sem retirada de ingressos.

Ministrada pelo cineasta Luiz Carlos Lacerda, a oficina foi realizada durante a semana do FCV, na Universidade Vila Velha (UVV) e no Hotel Senac Ilha do Boi. Além das aulas de Lacerda, outras seis capacitações que compreendem todo o processo cinematográfico foram oferecidas pelo festival.

Ao longo da realização de “Cadeira Vazia”, os alunos se revezaram na direção e em demais funções técnicas e artísticas. Neste ano, o tema do curta-metragem foi a inveja. “Estamos em um momento de competição – as eleições, onde se discute verdade e mentira”, afirma Lacerda.

Outro elemento que marca o filme produzido pelos alunos, segundo Lacerda, é a metalinguagem: “Tem a brincadeira da oficina dentro do próprio filme. O filme que eles fizeram pode ter sido uma coisa que aconteceu apenas na cabeça de quem está fazendo a oficina.”

Formação

Para Lacerda, as oficinas do FCV funcionam não só como um espaço de formação de profissionais do audiovisual, mas como um incentivo para qualquer pessoa que deseje se expressar artisticamente.

“A oficina é uma grande provocação para que eles descubram os cineastas e os artistas que existem dentro deles. Muitos cineastas daqui me procuram relembrando que fizeram a oficina anos atrás”, afirma.

 

25º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 25º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Petrobras, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine, e do Governo Federal, com apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura Municipal de Vitória, e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. O Festival conta também com Apoio Institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), do Canal Brasil, da Arcelor Mittal, da Link Digital, da Mistika, da Cia Rio, da UVV, da Marlim Azul Turismo e da Carla Buaiz Joias.

Quando: até sábado, 8 de setembro.

Onde: Teatro Carlos Gomes, Centro de Vitória.

Confira a programação completa!