As mostras competitivas do 25º Festival de Cinema de Vitória seguem movimentando a cena cultural da capital capixaba. Após uma estreia de sucesso em 2017, a Mostra Nacional de Videoclipes chega com uma grande diversidade de estilos musicais. Produzidos em várias regiões do Brasil, as obras vão do rock ao samba, do rap ao pop. Os treze clipes selecionados – além de duas obras fora de competição – aportam no Teatro Carlos Gomes nesta quinta-feira, às 16h. A entrada é gratuita, sem retirada de ingressos.

O videoclipe vencedor será conhecido neste sábado, na noite de encerramento do festival. A obra receberá o Troféu Vitória de Melhor Vídeo, escolhido por um júri técnico.

Curtas

A janela mais tradicional do FCV chega ao terceiro dia de competição. A partir das 19h30, o Teatro Carlos Gomes recebe mais uma sessão da 22ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, com a exibição dos filmes “Maré”, de Amaranta César; “Terra Vermelha (ou “O Perigo da História Única”), de Carlos Queiroz; “Estamos todos aqui”, de Chico Santos e Rafael Melim; “Peripatético”, de Jéssica Queiroz.

Filme de Oswaldo Montenegro integra a 8ª Mostra Competitiva Nacional de Longas-Metragens, nesta quinta-feira

Longas

Muito aguardado pelo público, o novo filme de Oswaldo Montenegro será exibido nesta quinta-feira, às 21 horas. Inspirado no livro infantil quase homônimo – “Vale Encantado”, lançado em 1994 -, também escrito pelo autor, “A Chave do Vale Encantado” é palco de uma desconstrução de personagens dos contos de fadas.

Na história, personagens dos contos de fadas levam uma vida comum no Vale Encantado. Quando uma criança do mundo real sonha, eles são convocados para interpretar suas aventuras, mas devem voltar ao vale quando o sonho termina. Proibidos de ocupar o mundo real pelo Papai Noel, portador da chave que liga os dois universos, os personagens se envolvem em um grande conflito.

Filme “Yomango”, de Alexandre Guena e Rafaela Uchôa, encerra 8ª Mostra Quatro Estações

Quatro Estações

Voltada para temáticas de diversidade sexual e de gênero, a Mostra Quatro Estações chega a sua 8ª edição nesta quinta-feira. Com uma seleção de sete filmes que visam potencializar discursos afirmativos em torno de questões da população LGBTQI+, a sessão acontece às 23h, com a exibição de filmes de quatro Estados – Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás.

***

25º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 25º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Petrobras, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine, e do Governo Federal, com apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura Municipal de Vitória, e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. O Festival conta também com Apoio Institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), do Canal Brasil, da Arcelor Mittal, da Link Digital, da Mistika, da Cia Rio, da UVV, da Marlim Azul Turismo e da Carla Buaiz Joias.

Quando: de 3 a 8 de setembro.

Onde: Teatro Carlos Gomes, UVV (oficinas) e Hotel Senac Ilha do Boi (debates e coletiva de imprensa).

Confira a programação completa no site!