Uma das sessões do 24º Festival de Cinema de Vitória Itinerante exibirá uma seleção de filmes infanto-juvenis que se destacaram nas últimas edições do Festivalzinho de Cinema / Acima imagem da ficção “Luiz”, de Alexandre Estevanato

O ano de 2018 acabou de começar e o 24º Festival de Cinema de Vitória Itinerante já está na estrada para realizar exibições gratuitos de filmes brasileiros em localidades do litoral do Espírito Santo. Com patrocínio do Ministério da Cultura, através da lei de incentivo à cultura, do Governo Federal e da Petrobras, esse circuito de cinema ao ar livre é uma excelente atividade cultural para toda a família e segue até o início de fevereiro. Para garantir a diversão do público infanto-juvenil em pleno período de férias, uma das sessões mostra na telona seis curtas-metragens de ficção e animação que fizeram parte das últimas edições do Festivalzinho de Cinema.

Faz parte dessa seleção a animação paulista “Luiz”, de Alexandre Estevanato. Uma produção de 2017, esse curta-metragem tem como personagem Luiz – um menino que vê pureza, vê bondade, vê o mundo com inocência, vê até um amigo imaginário! “Luiz” foi o filme vencedor pelo Júri Popular no 18º Festivalzinho de Cinema realizado em outubro do ano passado. Outra animação premiada que faz parte dessa sessão é a produção capixaba “O Projeto do Meu Pai”, de Rosaria. Esse curta-metragem recebeu três prêmios no 23º Festival de Cinema de Vitória (2016).

A ficção “Hora do Lanchêêê” (RJ), de Claudia Mattos, foi o vencedor do Troféu Vitória no 23º FCV

Outra produção premiada dessa sessão é a ficção fluminense “Hora do Lanchêêê”, de Claudia Mattos. De maneira delicada e com pitadas de humor, esse curta narra a rotina dos irmãos Joalisson, Joedson e Jowilson que são filhos de uma mãe solteira que se encontra desempregada e tem dificuldade para colocar comida em casa, mas não quer que os vizinhos saibam de seus problemas financeiros. Por isso, toda tarde, ela obriga as crianças a ir para a janela da frente e fingir que estão mastigando.

“Victor”, curta-metragem de animação de Darcy Alcantara, Felipe Gaze e Wolmyr Alcantara

Uma segunda animação capixaba nessa seleção é “Victor”, de Darcy Alcantara, Felipe Gaze e Wolmyr Alcantara. Esse curta-metragem de um minuto aborda a questão racial a partir de uma narrativa de suspense. A Síndrome de Down é a temática de “Braços Abertos”, de Monique Lima – ficção do Rio de Janeiro que tem como personagem principal Marquinhos um menino sempre sufocado pela sua mãe e que encontra na dança seu espaço de liberdade.

Completa a sessão a produção goiana “A Piscina de Caíque”, de Raphael Gustavo da Silva. Nesse curta-metragem de 2017, Caíque sonha em ter uma piscina e, junto com seu amigo inseparável, se diverte escorregando no chão molhado e ensaboado da área de serviço. Por causa do desperdício de água, Caíque acaba criando problemas com sua mãe.

Iniciativa que promove a formação de plateia e o lazer cultural comunitário, o 24º Festival de Cinema de Vitória recria uma verdadeira sala de cinema com equipamentos de projeção e de som adequados, cadeiras para os espectadores e até um tapete vermelho. Alguns desses lugares não dispõem de cinema, o que torna o projeto um instrumento de democratização ao audiovisual brasileiro.

O 24° Festival de Cinema de Vitória Itinerante é uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte e também conta com o apoio da Rede Gazeta, da ArcelorMittal Tubarão, da Caixa Econômica Federal e das Prefeituras locais. Fazem parte dessa rota audiovisual os municípios de Linhares, Aracruz, Anchieta, São Mateus e Vitória.

Saiba mais:

– Pontal do Ipiranga recebe a abertura do 24º Festival de Cinema de Vitória Itinerante

Conheça a rota e a programação do 24º Festival de Cinema de Vitória Itinerante