A fotógrafa, diretora e roteirista Safira Moreira vai ministrar a masterclass “Cinema Como Nascente”, atividade que faz parte das formações do 32º Festival de Cinema de Vitória. O encontro, que terá emissão de certificado, acontecerá no dia 1º de setembro, terça-feira, das 19 às 22 horas, no Hub ES+, Centro de Vitória. As inscrições gratuitas podem ser feitas via formulário Google, disponível no site e nas redes do Festival (festivaldevitoria.com.br e @festivaldevitoria).
O 32º Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.
A formação com Safira Moreira será realizada a partir das experiências dela nos curtas-metragens Travessia (2017), Nascente (2020), Alágbedé (2021), Da Pele Prata (2025) e no longa-metragem Cais (2025). “A masterclass propõe um mergulho no cinema como fonte de memória, tempo, ancestralidade e sonho”, afirma.
“A atividade investiga como a direção pode ser atravessada pelo encontro entre arte e espiritualidade, pela escuta dos corpos e territórios, e pela construção de imagens que afirmam identidades e expandem as narrativas no audiovisual brasileiro”, explica Safira Moreira.
Sobre Safira Moreira
Safira Moreira nasceu em Salvador, em 1991, e atua como fotógrafa, diretora e roteirista. Seu primeiro longa-metragem, Cais (2025), venceu o Olhar de Cinema (Melhor Filme – Júri Oficial, Público e Crítica ABRACCINE) e foi exibido em festivais como Guadalajara (México) e BlackStar (EUA), financiado pelo Sundance Documentary Fund, RUMOS Itaú Cultural e Fundo Avon. Sua obra investiga memória, ancestralidade, tempo e sonho.
Formou-se em Cinema na Escola Darcy Ribeiro e em Artes Visuais no Parque Lage (RJ). Dirigiu o curta Travessia (2017), premiado em diversos festivais e exibido na abertura do Festival de Rotterdam. Em 2022, dirigiu o curta Alágbedé, exibido no festival É Tudo Verdade, e Da Pele Prata, lançado este ano no Panorama Coisa de Cinema.
32º FCV
O 32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Joias, do Canal Brasil e do Hotel Senac Ilha do Boi, da TVE e do Fórum dos Festivais. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.