Diretor de Homem com H, a cinebiografia de Ney Matogrosso, Esmir Filho está confirmado para ministrar a masterclass “A Direção Como Performance”, que faz parte do 32º Festival de Cinema de Vitória. O encontro será no dia 3 de setembro, quarta-feira, das 19h às 22h, no Hub ES+, Centro de Vitória. As inscrições gratuitas estão abertas via formulário Google, disponível nas redes do Festival. O 32º FCV conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.
A masterclass “A Direção Como Performance” tem o objetivo de manter a potência do delírio criativo durante o processo de direção em conjunto com a equipe, e em diálogo com a realidade orçamentária.
“Passamos anos escrevendo um roteiro e idealizando um projeto e, quando conseguimos captar recursos, nos deparamos com o maior desafio: fazer nossas ideias caberem no orçamento. Por mais que isso possa parecer frustrante, não podemos cair no discurso de que a realização mata a potência da criação. Pelo contrário, devemos construir pontes que aproximem a construção da narrativa com a realidade orçamentária”, afirma Esmir Filho.
O cineasta aponta que dirigir para o cinema é pensar formas de orientação em meio aos percalços e contratempos vividos ao longo do processo, transformando-os em vantagens a favor da obra. “É importante saber quais escolhas tomar em conjunto com a equipe durante a pré e a produção para que o filme atinja seu potencial máximo através de soluções inerentes ao processo”.
Sobre o diretor
Esmir Filho é roteirista, diretor e produtor de cinema e audiovisual, graduado em Cinema pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo. Homem com H, seu último longa-metragem, teve 650 mil espectadores no Brasil e é um dos filmes mais vistos na plataforma de streaming Netflix, onde Esmir também criou, escreveu e dirigiu a série Boca a Boca, que entrou no top 10 em 2020.
A estreia de Esmir Filho como diretor foi com Os Famosos e os Duendes Da Morte, em 2009, quando venceu o Festival do Rio e esteve na Competição Oficial do Festival de Locarno e Berlim. Foi premiado com melhor roteiro, por Alguma Coisa Assim (2006), na Semana da Crítica do Festival de Cannes. Saliva (2007), exibido em Cannes, representou o Brasil na corrida de curtas-metragens pelo Oscar.
Esmir Filho é coautor de Tapa Na Pantera, que ficou popular nos primórdios do YouTube no Brasil, em 2006. Na TV, foi criador e diretor geral dos programas “Viva Voz”, “Na Trilha da Canção” e “Calada Noite”, com sua irmã e apresentadora Sarah Oliveira, no canal GNT, que atingiram mais de 12 milhões de telespectadores.
32º FCV
O 32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Joias, do Canal Brasil e do Hotel Senac Ilha do Boi, da TVE e do Fórum dos Festivais. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.