Programa Um da 9ª Mostra Nacional de Videoclipes tem cinco produções capixabas entre 15 obras exibidas

Produções de diversas regiões do Brasil foram exibidas na 9ª Mostra de VideoclipesPrograma 1, na tarde desta quarta-feira (23). Com apresentação do ator Alexandre Barillari,  a projeção aconteceu na Sala Marien Calixte, no Sesc Glória. O 32º Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.

Na sessão, que contou com a apresentação do ator Alexandre Barillari, o público conferiu 15 obras audiovisuais exibidas na 9ª Mostra Nacional de Videoclipes – Programa 1, sendo cinco capixabas. Hecthor Murilo, co-diretor ao lado de Patrick Gomes, da produção João Bananeira, falou sobre o clipe. “Segunda vez que nosso clipe está concorrendo nessa mostra, esse festival é irado. Quero agradecer a toda a equipe”, disse ele que também é baixista da banda. 

Na sequência, o diretor Mooluscos falou sobre a produção To Stumble (Upon confusion), da artista gabre. “Esse clipe foi uma coisa muito espontânea que aconteceu. Visitei meu amigo que é o artista e ele topou, numa conversa. Fizemos em stop motion, deu muito trabalho para editar, mas é basicamente um olhar da vida dele. É um convite a viajar junto com o clipe, de uma forma bem rápida e intensa.”

Plateia da 9ª Mostra Mostra Nacional de Videoclipes. Foto: Melina Furlan – Vikki Dessaune/ Acervo Galpão IBCA

Logo após, o cantor Vitu representou o clipe de Cena de Cinema, que é uma produção audiovisual baseada na sua gravação e dirigida por Luiza Grillo Rabello. “Estou muito feliz de estar aqui representando nossa equipe. A primeira vez que tenho acesso a um recurso para trazer essa equipe linda que sempre teve comigo. Mostra o poder que o incentivo cultural tem na vida do artista independente. Tenho um lado mais emotivo, e o clipe foi um passo fora disso, tentei sair dessa zona de conforto. É um clipe bem solar, bem Vitória e tive a honra de conseguir juntar essa galera que trabalhou comigo em vários momentos, com 10 pessoas. Estou feliz e honrado de participar desse Festival incrível.”

Co-diretora de Salve, ao lado de Antônio Carlos Jesus, a realizadora Evelyn Vicente do Carmo falou sobre a produção. “A gente tem trabalhado de maneira independente e conseguiu fazer com fomento. Salve busca atenção à nossa natureza, a falta de preservação. O povo da pesca depende dessa preservação. Um pescador nos apresentou a casa dele, dentro d’água, uma situação muito difícil, complicadíssima. Foi feito com muito amor, muita vibe.”

Fechando as exibições,  Dialeto Marginal, com direção de Luiz Eduardo Neves. Representando a produção o artista JR Conceito. “Trago o cotidiano da abordagem, do dia a dia. Dos moleques morrendo no crime, nas facções do Estado. O poder público quando vai nas favelas é para reprimir. O videoclipe ajuda a molecada através do rap e das letras. Meu filho hoje está fazendo cinco anos e estou muito feliz de estar aqui.”

32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Joias, do Canal Brasil e do Hotel Senac Ilha do Boi, da TVE e do Fórum dos Festivais. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.

Compartilhe: