Produções de diversas regiões do Brasil foram exibidas na 9ª Mostra de Videoclipes – Programa 1, na tarde desta quarta-feira (23). Com apresentação do ator Alexandre Barillari, a projeção aconteceu na Sala Marien Calixte, no Sesc Glória. O 32º Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.
Na sessão, que contou com a apresentação do ator Alexandre Barillari, o público conferiu 15 obras audiovisuais exibidas na 9ª Mostra Nacional de Videoclipes – Programa 1, sendo cinco capixabas. Hecthor Murilo, co-diretor ao lado de Patrick Gomes, da produção João Bananeira, falou sobre o clipe. “Segunda vez que nosso clipe está concorrendo nessa mostra, esse festival é irado. Quero agradecer a toda a equipe”, disse ele que também é baixista da banda.
Na sequência, o diretor Mooluscos falou sobre a produção To Stumble (Upon confusion), da artista gabre. “Esse clipe foi uma coisa muito espontânea que aconteceu. Visitei meu amigo que é o artista e ele topou, numa conversa. Fizemos em stop motion, deu muito trabalho para editar, mas é basicamente um olhar da vida dele. É um convite a viajar junto com o clipe, de uma forma bem rápida e intensa.”
Logo após, o cantor Vitu representou o clipe de Cena de Cinema, que é uma produção audiovisual baseada na sua gravação e dirigida por Luiza Grillo Rabello. “Estou muito feliz de estar aqui representando nossa equipe. A primeira vez que tenho acesso a um recurso para trazer essa equipe linda que sempre teve comigo. Mostra o poder que o incentivo cultural tem na vida do artista independente. Tenho um lado mais emotivo, e o clipe foi um passo fora disso, tentei sair dessa zona de conforto. É um clipe bem solar, bem Vitória e tive a honra de conseguir juntar essa galera que trabalhou comigo em vários momentos, com 10 pessoas. Estou feliz e honrado de participar desse Festival incrível.”
Co-diretora de Salve, ao lado de Antônio Carlos Jesus, a realizadora Evelyn Vicente do Carmo falou sobre a produção. “A gente tem trabalhado de maneira independente e conseguiu fazer com fomento. Salve busca atenção à nossa natureza, a falta de preservação. O povo da pesca depende dessa preservação. Um pescador nos apresentou a casa dele, dentro d’água, uma situação muito difícil, complicadíssima. Foi feito com muito amor, muita vibe.”
Fechando as exibições, Dialeto Marginal, com direção de Luiz Eduardo Neves. Representando a produção o artista JR Conceito. “Trago o cotidiano da abordagem, do dia a dia. Dos moleques morrendo no crime, nas facções do Estado. O poder público quando vai nas favelas é para reprimir. O videoclipe ajuda a molecada através do rap e das letras. Meu filho hoje está fazendo cinco anos e estou muito feliz de estar aqui.”
O 32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Joias, do Canal Brasil e do Hotel Senac Ilha do Boi, da TVE e do Fórum dos Festivais. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.