Um filme sobre multiverso e a presença de mulheres no game. Esse é o ponto de partida Game Girls, filme de Saskia Sá, que foi exibido na tarde desta terça-feira (22), na Sala Cariê Lindenberg, dentro da Sessão Especial Longas Capixabas. A programação faz parte do 32º Festival de Cinema de Vitória, que conta com patrocínio da Petrobras e patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.
A sessão, que teve apresentação do ator Alexandre Barillari, foi seguida de debate e contou com a participação da diretora Saskia Sá. “Game Girls é um filme documentário. Foi resultado de um edital, e a gente começou a pré-produção em 2019 e 2020 veio a pandemia. É um retrato dessa época. Trata de todas as questões que envolvem mulheres em qualquer de suas atividades profissionais. Misoginia, machismo, preconceito, mas também narra a trajetória dessas mulheres do mundo dos games.”
A produção foi realizada durante a pandemia de Covid 19. “Filmamos tudo remotamente, entrevistamos diversas mulheres de vários lugares do mundo e do Brasil, e todas elas falam desse universo, de como é complicado ser mulher. O filme tem um personagem, que é a Mega, que habita esse lugar dos games e que está aprendendo o que as mulheres reais estão falando. Tem muito a ver com a imersão dos games. A Mega é meio esse elemento que faz essa junção entre os universos femininos, identidades femininas”, finalizou Saskia.
Próximas exibições
Depois de Margeado, de Diego Zon, Prédio Vazio, de Rodrigo Aragão, e Game Girls, de Saskia Sá, o público ainda vai conferir na quinta (24), Meu Pai e Eu, de Thiago Moulin, obra que finaliza a Sessão Especial Longas Capixabas. As sessões acontecem sempre às 14 horas, na Sala Cariê Lindenberg, no 2º andar do Sesc Glória, e são seguidas de debate com os realizadores e suas equipes.
O 32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Joias, do Canal Brasil e do Hotel Senac Ilha do Boi, da TVE e do Fórum dos Festivais. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.