32º Festival de Cinema de Vitória começa neste sábado (19) com patrocínio da Petrobras, exibição de mais de 100 produções e homenagens a Ney Matogrosso e Verônica Gomes

Maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo, o 32º Festival de Cinema de Vitória, acontece de 19 a 24 de julho, e  conta com o patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, empresa que há mais de 40 anos investe em projetos que contribuem para a cultura brasileira em todos os Estados brasileiros. Uma das principais empresas do país, a Petrobras atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, tendo como compromisso o desenvolvimento sustentável para uma transição energética justa e inclusiva. A Petrobras tem grande contribuição para a retomada e consolidação do cinema brasileiro, com mais de 500 filmes patrocinados até hoje, além do fomento aos mais importantes festivais em todo o Brasil.

Com uma programação intensa, o 32º Festival de Cinema de Vitória está dividido em 11 Mostras Competitivas, e exibirá 90 filmes selecionados, 85 curtas e cinco longas-metragens, que apresentam um recorte da produção audiovisual brasileira contemporânea, com filmes produzidos nos anos 2024 e 2025, e que contemplam diversos gêneros cinematográficos em trabalhos que trazem narrativas plurais sobre o Brasil. As exibições acontecem à tarde, nas salas de cinema Marien Calixte e Cariê Lindenberg, e à noite, no Teatro Glória. Todos os espaços estão localizados no Sesc Glória e a entrada é gratuita. 

Fora de competição, o 32º FCV  promove sessões especiais, com a exibição de quatro longas-metragens e um média-metragem capixabas, além da Sessão Especial de Encerramento e a exibição especial de seis episódios da série de animação Irmãos do Jorel, totalizando 106 obras audiovisuais em uma programação intensa para os apaixonados pela sétima arte. 

Ney Matogrosso e Veronica Gomes são homenageados do 32º FCV. Fotos: Landau e Andie Freitas/ Acervo Galpão IBCA

O 32º FCV também vai render homenagem a duas importantes personalidades da cultura brasileira. O Homenageado Nacional desta edição é Ney Matogrosso. O célebre artista, que tem uma carreira singular na música, também tem uma participação ativa no audiovisual brasileiro com um currículo de quase vinte filmes, entre curtas e longas-metragens, em que se destacam trabalhos experimentais e associados ao cinema autoral brasileiro, como Sonho de Valsa (1987), da diretora Ana Carolina; e Luz nas Trevas — A Volta do Bandido da Luz Vermelha (2010), de Helena Ignez. 

A Homenageada Capixaba é a atriz, diretora e produtora Verônica Gomes. Uma das figuras mais emblemáticas da produção cultural no Espírito Santo, a artista tem uma trajetória expressiva nos palcos e uma presença de destaque na militância cultural capixaba. Nos últimos anos, ela mantém uma relação de proximidade com o audiovisual, com destaque para sua participação nos longas-metragens Os Primeiros Soldados (2022), de Rodrigo de Oliveira, e Margeado (2025), de Diego Zon. 

32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Joias, do Canal Brasil e do Hotel Senac Ilha do Boi, da TVE e do Fórum dos Festivais. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.

Compartilhe: