Chegaram as formações do 32º Festival de Cinema de Vitória com três masterclasses gratuitas! Como parte do maior evento audiovisual do Espírito Santo, elas acontecem de 1º a 3 de setembro. Esmir Filho (diretor de Homem com H), Safira Moreira (roteirista, fotógrafa e diretora) e Joyce Castello (diretora de arte) vão ministrar os encontros, que serão realizados no Hub ES+, no Centro da capital capixaba. Os interessados devem se inscrever gratuitamente via formulário Google, disponível no site e nas redes do Festival (festivaldevitoria.com.br e @festivaldevitoria). As vagas são limitadas.
O 32º Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.
No dia 1º de setembro, Safira Moreira vai ministrar a masterclass “Cinema Como Nascente”. A formação será realizada a partir das experiências dela nos curtas-metragens Travessia (2017), Nascente (2020), Alágbedé (2021), Da Pele Prata (2025) e no longa-metragem Cais (2025). “A masterclass propõe um mergulho no cinema como fonte de memória, tempo, ancestralidade e sonho”, afirma.
Joyce Castello apresenta, dia 2, a masterclass “Departamento de Arte: Processos e Funções”, onde vai apresentar como organizar e apresentar uma proposta de arte, os caminhos para pensar a arte de um filme, a relação entre a arte e os outros departamentos, e os membros que compõem uma equipe de arte.
“Neste encontro, vamos pensar, a partir da apresentação de processos criativos e técnicos, aspectos que envolvem o departamento de arte em filmes. Também vamos falar da relação da arte com outros departamentos e sobre a divisão de funções da equipe”, disse.
Dia 3, o diretor da cinebiografia de Ney Matogrosso, Esmir Filho, está confirmado para ministrar a masterclass “A Direção Como Performance”. O objetivo é de manter a potência do delírio criativo durante o processo de direção em conjunto com a equipe, e em diálogo com a realidade orçamentária.
“Passamos anos escrevendo um roteiro e idealizando um projeto e, quando conseguimos captar recursos, nos deparamos com o maior desafio: fazer nossas ideias caberem no orçamento. Por mais que isso possa parecer frustrante, não podemos cair no discurso de que a realização mata a potência da criação. Pelo contrário, devemos construir pontes que aproximem a construção da narrativa com a realidade orçamentária”, afirma Esmir Filho.
32º FCV
O 32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Joias, do Canal Brasil e do Hotel Senac Ilha do Boi, da TVE e do Fórum dos Festivais. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.