Como parte da homenagem ao artista Ney Matogrosso, o público irá conferir na Sessão Especial de Encerramento o filme Luz nas Trevas: a Volta do Bandido da Luz Vermelha (2010), de Helena Ignez, protagonizado pelo homenageado. A sessão, que acontece no dia 24 de julho, às 19 horas, no Teatro Glória (Sesc Glória), faz parte da programação do 32º Festival de Cinema de Vitória, que será realizado de 19 a 24 de julho, e conta com patrocínio da Petrobras, e o patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura.
A Sessão Especial de Encerramento contará com a presença da diretora e atriz Helena Ignez, musa do cinema novo e do cinema marginal. Entre suas atuações premiadas estão os trabalhos em filmes como O Padre e a Moça (1966), de Joaquim Pedro de Andrade, em que interpretou Mariana; e à pistoleira Janete Jane, no primeiro O Bandido da Luz Vermelha (1968). Também dirigiu filmes como Ralé (2015) e A Alegria é a Prova dos Nove (2023).
O longa Luz nas Trevas: a Volta do Bandido da Luz Vermelha, que tem roteiro original de Rogério Sganzerla adaptado por Helena Ignez, é a continuação do clássico O Bandido da Luz Vermelha (1968), de Sganzerla, e narra a história de dois dos mais famosos marginais de São Paulo. Filho do bandido Luz Vermelha (Ney Matogrosso), Tudo-ou-Nada (André Guerreiro) é o fio condutor que atravessa essa história política e existencial. Além de Ney Matogrosso, o filme conta com as participações especiais de nomes como José Mojica Marins (Zé do Caixão), Bruna Lombardi, Simone Spoladore e Maria Luiza Mendonça.
Homenagem
Um dos maiores nomes da cultura brasileira, Ney Matogrosso é o homenageado nacional do 32º Festival de Cinema de Vitória. Um dos ícones da música produzida no Brasil, o artista tem uma trajetória expressiva como ator no cinema brasileiro, além de ter se destacado também como diretor de espetáculos musicais e de teatro.
As honrarias acontecem na quinta-feira, 24 de julho, a partir das 14 horas, no Hotel Senac Ilha do Boi com a Coletiva de Imprensa, que marca o lançamento do Caderno do Homenageado, publicação inédita sobre a trajetória do artista. Essa atividade é exclusiva para veículos de comunicação previamente cadastrados.
No mesmo dia, a partir das 19 horas, no Teatro Glória (Sesc Glória), acontecerá a Cerimônia de Homenagem, em que o artista receberá o Troféu Vitória e o carinho do público. Neste dia também acontecem a Sessão Especial de Encerramento e a Cerimônia de Premiação, que marcam o fim das atividades do 32º FCV. A entrada é gratuita, mediante a retirada de ingressos exclusivamente on-line em link que será divulgado em breve pelo Sesc Glória, e está sujeita à lotação.
Petrobras

A Petrobras é uma das principais empresas do país e patrocinadora do 32º Festival de Cinema de Vitória. A empresa atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, tendo como compromisso o desenvolvimento sustentável para uma transição energética justa e inclusiva. A Cultura é uma energia na qual a companhia investe, patrocinando há mais de 40 anos projetos que contribuem para a cultura brasileira e se fazem presentes em todos os Estados brasileiros.
O 32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias, do Canal Brasil e do Hotel Senac Ilha do Boi, da TVE e do Fórum dos Festivais. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.