O 32º Festival de Cinema de Vitória chegou sua penúltima noite com as últimas exibições da 29ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e 15ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, que aconteceram na última quarta-feira (23), no Teatro Glória. O Festival, que transforma a cidade de Vitória na capital do cinema brasileiro, conta com patrocínio da Petrobras e patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.

Com curadoria de Flavia Candida, Viviane Pistache e Waldir Segundo, a 29ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas exibiu os curtas-metragens Aparição (Camila Freitas, DOC, SP/RJ, 20’), Entre Corpos (Mayra Costa, FIC, AL, 17’) e A Invenção do Orum (Paulo Sena, FIC, ES, 18’). Na 15ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, que tem curadoria de Leila Bourdoukan e Gilberto Alexandre Sobrinho, o filme Insubmissas (Ana do Carmo, Carol Benjamin, Julia Katharine, Luh Maza e Tais Amordivino, FIC, RJ, 72’) encerrou a programação das mostras competitivas. 

29ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas

O montador Alexandre Leco representando o curta Aparição. Foto: Melina Furlan – Vikki Dessaune/ Acervo Galpão IBCA

O primeiro filme da noite foi Aparição, de Camila Freitas. Representando a produção, o montador Alexandre Leco Wahrhaftig subiu ao palco para dar as boas-vindas ao público. “Queria agradecer muito ao Festival de Cinema de Vitória e a Camila por me deixar participar desse processo. É um filme de muita intimidade, ela compartilhou muita coisa sobre a família dela.”

Camila Freitas falando sobre o curta Aparição. Foto: Melina Furlan – Vikki Dessaune/ Acervo Galpão IBCA

Logo depois,  foi a vez do filme alagoano Entre Corpos, de Mayra Costa. “Entre Corpos é meu primeiro curta, estou muito feliz de estar aqui. O Festival de Cinema de Vitória era um dos que eu queria participar,” disse a diretora.

O diretor Paulo Sena apresentando A Invenção de Orum. Foto: Melina Furlan – Vikki Dessaune/ Acervo Galpão IBCA

Depois foi a vez da produção capixaba, A Invenção do Orum, de Paulo Sena, que conta com a  drag queen Jéssica Telles como protagonista. “A Invenção do Orum é um filme com locações em Viana. Fala sobre a história da Jéssica, que é uma drag queen. Ela volta pra casa e porque ela foi embora. Ela encontra os pais e busca redenção” explicou o diretor, que fechou sua fala com um agradecimento: “Queria agradecer aos meus amigos, minha família, patrocinadores… É um filme com recursos do Funcultura.”

15ª Mostra Competitiva Nacional de Longas

A diretora-geral Carol Benjamin falando sobre Insubmissas. Foto: Melina Furlan – Vikki Dessaune/ Acervo Galpão IBCA

Fechando a programação da noite, a 15ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. Do Rio de Janeiro, o filme Insubmissas reúne, à convite da diretora-geral Carol Benjamin, as visões de Tais Amordivino, Luh Maza, Julia Katharine e Ana do Carmo para contos de autoras pouco conhecidas da literatura brasileira, mas que se opuseram aos padrões sexistas com um feminismo em construção no Brasil. “Estou muito honrada de estar aqui no Festival de Cinema de Vitória, muito feliz com a sala cheia, com a sessão hoje. É um filme de autoria compartilhada, longa composto por quatro curtas, e convidei elas para dirigir cada um deles. São histórias brasileiras escritas por mulheres no século XXI. Faço uma espécie de direção geral e montagem. Com muito orgulho!”, finalizou Benjamin.

32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Joias, do Canal Brasil e do Hotel Senac Ilha do Boi, da TVE e do Fórum dos Festivais. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.

Compartilhe: