Figura marcante da cultura do Espírito Santo, Aprígio Lyrio é figura retratada no filme Mercúrio Cromo, média-metragem de de Tati Rabelo e Rodrigo Linhale, que estreou na Sessão Especial, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (23), na Sala Cariê Lindenberg, no Sesc Glória dentro da programação do 32º Festival de Cinema de Vitória, que conta com o patrocínio da Petrobras e patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.
Artista musical da década de 1970, e que faz parte de uma geração fundamental para a contracultura capixaba e que tinha nomes como Ester Mazzi, Afonso Abreu e a banda Os Mamíferos, o capixaba é uma das figuras mais originais da história do estado. “O Aprygio, como muitas figuras dessa época, a gente só conhece o nome deles. Fazer o regaste dessas personalidades é importante para mostrar um pouco da história, da vida e da obra deles. No caso do Aprigio, um artista tão talentoso, de uma época tão recente. A gente tem que promover esse resgate pra isso não se perder”, disse Rodrigo Linhales, co-diretor da produção.

O músico Juliano Gauche, que interpreta o cantor na fase adulta, falou sobre sua participação no filme. “Eu me identifico muito com Aprígio. Acho que é uma das figuras aqui do Espírito Santo que mais me identifico, no sentido de ir em direção do que ele representa como um artista da contracultura. Fico feliz de ter participado e de ver que o trabalho dele está chegando em mais pessoas com esse filme tão bonito.”
Com sala cheia, a co-diretora de mercúrio Cromo, Tati Rabelo falou sobre a felicidade de ter produzido um filme sobre uma figura tão fundamental para a música do Espírito Santo. “É um orgulho, saber que para as outras pessoas é importante esse resgate de uma figura tão importante, um ícone queer aqui do nosso estado. É uma honra poder estrear em casa, no Festival de Vitória.”
O 32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Joias, do Canal Brasil e do Hotel Senac Ilha do Boi, da TVE e do Fórum dos Festivais. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.