Comemorando 10 anos, a série de animação Irmão do Jorel teve uma sessão especial com seis episódios na Sala Marien Calixte, no Sesc Glória, durante a programação do 32º Festival de Cinema de Vitória. A exibição contou com a presença do criador da obra, Juliano Enrico, e seu irmão e supervisor criativo, Federico Nicolai. O Festival conta com patrocínio da Petrobras e patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.
A sessão Irmão do Jorel Sessão 10 Anos e Além, que contou com apresentação do ator Alexandre Barillari, exibiu os episódios Profissão: Palhaço, Consequência ou Consequência, Os Embalos de Sábado à Tarde, Perdido no Cinema, Parceira da Mamãe e O Mundo Maravilhoso dos Objetos Inanimados que trazem memórias vividas da capital capixaba. “O meu critério para escolher os episódios foi, não só os que eu gosto muito, e que tem participação de artistas daqui do Espírito Santo, mas também episódios que eu quero reassistir e que eu lembro de ter me inspirado diretamente em coisas daqui de Vitória”, explicou Juliano Enrico, criador da série.
“O episódio Embalos de Sábado à Tarde, por exemplo, tem a ver com a noite capixaba, com as boates que existiam, com as paqueras nas matinês, o primeiro beijo, a mãe indo buscar cedo. Lembro de ver o Jorel entrando em uma boate, de ir atrás dele, porque estava na hora de ir embora e minha mãe e eu procurando por ele. Lembro da sensação desnorteante da luz estroboscópica. Eu nunca tinha visto aquilo. Isso é a faísca de uma memória que virou um episódio”, afirmou Enrico.

Federico Nicolai falou sobre o sucesso que a série alcançou ao longo da última década. “Na convivência, a gente acaba se divertindo com os detalhes do dia a dia que às vezes passa despercebido na família de qualquer um e por a gente estar convivendo há tanto tempo, a gente começa a perceber coisas legais e curiosas que dizem respeito a todas as famílias. A longevidade vem muito por isso. Muito por isso temos um herói sem nome porque ele pode ser um pouquinho de cada um de nós.”
Nicolai também destacou o retorno ao Festival de Cinema de Vitória. “Por falar em memória, não tem nada tão gratificante quanto estar de volta ao Festival de Cinema de Vitória, que a gente chama de Vitória Cine Vídeo, não tem jeito. É muito legal estar aqui de volta para exibir um trabalho que comemora 10 anos, mas a gente acompanha o festival há 30 anos. Meu pai já passou filme aqui, eu já passei meus documentários, estive como ator. É realmente muito bom estar aqui.”
O 32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Joias, do Canal Brasil e do Hotel Senac Ilha do Boi, da TVE e do Fórum dos Festivais. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.