A noite de sábado (19) foi de emoção.  Com muitos aplausos do público que lotou o Teatro Glória, a atriz, diretora, produtora e ativista cultural Verônica Gomes, recebeu o Troféu Vitória e o Caderno da Homenageada Capixaba do 32º Festival de Cinema de Vitória, das mãos dos filhos Donato Caranassios e Fernando Gomes Dos Santos. 

O Festival, que transforma a cidade de Vitória na capital do cinema brasileiro, conta com patrocínio da Petrobras e patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.

“Costumo falar que esse prêmio, essa homenagem, não é só minha. Sempre procurei cuidar do artista. Além de ser atriz, sou produtora. Essa homenagem é dedicada a essa geração de artistas que estiveram comigo até hoje”, declarou Verônica Gomes.

No palco do Teatro Glória, a homenageada relembrou dos seus pais. “Que emoção, pelo amor de Deus. Estou muito emocionada. Quero pedir a benção para o meu pai, Romualdo, minha mãe Ofélia, que onde estão, estão me abençoando aqui. Um bisneto de escravizados, a outra bisneta de indígena. Nasceu Verônica Gomes”, disse a homenageada capixaba no início do seu discurso.

Verônica Gomes ao lado do filho, e também ator, Donato Caranassios. Foto: Melina Furlan/ Acervo Galpão IBCA

Ela destacou a importância do pai e da mãe em sua formação artística. “Meu pai apresentou o teatro na minha vida. Ele era pedreiro, construiu o teatro que tinha na minha rua em Aracruz, o primeiro lugar que assisti um espetáculo. Minha mãe foi minha primeira produtora. Me ajudou muito nessa proximidade e vivência com artistas”.

Acompanhada pelos filhos, parentes e amigos, a artista agradeceu o carinho tanto do núcleo familiar quanto da plateia. “Trago todos aqui recebendo essa homenagem, com meus filhos e meu netinho. Minhas irmãs estão aqui, cunhado, companheiro, amigos e amigas. Quero agradecer a todos vocês que vieram aqui, por estarem comigo, fazendo essa homenagem.”

Como parte da homenagem, Verônica Gomes foi presenteada com uma joia exclusiva da Carla Buaiz Joias, que foi entregue pela produtora executiva do Festival de Cinema de Vitória, Larissa Delbone. “Estou muito honrada por essa homenagem. Quero fazer um agradecimento especial a Lucia Caus e Larissa Delbone. Vi esse festival nascer e crescer. Agradeço aos patrocinadores do Festival, sem eles, não seria possível fazer este evento.”

32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Joias, do Canal Brasil e do Hotel Senac Ilha do Boi, da TVE e do Fórum dos Festivais. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.

Compartilhe: