Com a casa cheia, o 32º Festival de Cinema de Vitória realizou na noite de sábado (19), no Teatro Glória, a Cerimônia de Abertura. Maior evento de audiovisual do Espírito Santo abriu sua programação na tarde do mesmo dia, com a Sessão Especial Longas Capixabas. No fim do dia, aconteceu a Coletiva da Homenageada Verônica Gomes e o lançamento do Caderno de Homenagem. À noite, a exibição da 14ª Mostra Foco Capixaba, e da 15ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, com todos os filmes produzidos no Espírito Santo.
O Festival, que transforma a cidade de Vitória na capital do cinema brasileiro, conta com patrocínio da Petrobras e patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.
A noite de abertura teve apresentação dos atores Lucas Leto, o Sardinha da novela Vale Tudo, e Thardelly Lima, destaque como Tony Junior, no longa-metragem Bacurau, de Kleber Mendonça Filho. Para iniciar o 32º Festival de Cinema de Vitória, o gerente de Engenharia de Produção da Unidade do Espírito Santo da Petrobras, Vasco Alves de Oliveira Neto deu boas-vindas ao público.

“É uma honra para a Petrobras participar do Festival de Cinema de Vitória. Essa é a parceria cultural mais longeva aqui no Espírito Santo. Ao longo dos 70 anos, passamos por muitos desafios e sempre contamos com a inovação e a criatividade do capixaba. O desafio da Petrobras é a transição energética justa, continua produzindo energia que nossa sociedade precisa. Cada vez mais limpa, com menos emissões, respeitando o meio ambiente, os trabalhadores, as pessoas, considerando toda a diversidade possível. A Petrobras apoia a cultura brasileira e acredita que a cultura é fator de mudança na vida das pessoas. Vida longa ao cinema brasileiro.”

Logo após, a diretora do Museu Vale, Cláudia Afonso, representando o Instituto Cultural Vale, também saudou o público. “Com imenso prazer, gostaríamos de dar boas-vindas. É um prazer imenso pra gente estar no Festival, um dos mais importantes do cinema brasileiro. Hoje começa a 32ª edição que mostra um panorama abrangente da cultura do nosso País. Mais do que nunca, entendemos a cultura como espaço de encontro e troca de informações. É com esse entendimento que atuamos em todo o Brasil e no Espírito Santo. Ano passado foram mais de 25 milhões investidos aqui no estado, três milhões de pessoas alcançadas com esses projetos, com 947 produtos culturais realizados.”

Depois, a gerente de Entretenimento da Rede Gazeta, Lethicia Ribeiro, falou sobre a longevidade da parceria com o Festival de Cinema de Vitória. “Estou aqui com muito orgulho representando a Rede Gazeta, uma parceria que tem 32 anos de Festival. Também pertencemos a esse mesmo ecossistema e nos consideramos aliados de produtores, público, e quero saudar a Lucia Caus, essa mulher que batalha pela cultura. A Rede Gazeta produz conteúdo que tem compromisso com a cultura e a arte capixaba. É nosso DNA falar de Cultura, de arte e a gente faz isso com muito orgulho. Vamos fazer pela primeira vez um programa inteiro dedicado ao cinema capixaba e ao festival. Queremos fomentar e dar cada vez mais visibilidade aos nossos produtores locais. Muito obrigado e um ótimo festival pra todo mundo.”

Por fim, a produtora executiva do Festival de Cinema de Vitória, Larissa Delbone falou sobre a realização da 32ª edição do evento. “É um imenso prazer começar a edição num momento incrível do cinema brasileiro. A emoção exibida na tela também movimenta a economia. Quero agradecer à Petrobras, nossa patrocinadora longeva, ao Instituto Cultural Vale, ao Banestes e a Rede Gazeta que nos dá o presente de revisitar nossa história. Essa edição tem mais de 100 produções na programação e essa é uma semana que o cinema brasileiro mora no Espírito Santo.”
O 32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Joias, do Canal Brasil e do Hotel Senac Ilha do Boi, da TVE e do Fórum dos Festivais. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.