Com a casa cheia, o 32º Festival de Cinema de Vitória realizou na noite de sábado (19), no Teatro Glória, a Cerimônia de Abertura. Maior evento de audiovisual do Espírito Santo abriu sua programação na tarde do mesmo dia, com a Sessão Especial Longas Capixabas. No fim do dia, aconteceu a  Coletiva da Homenageada Verônica Gomes e o lançamento do Caderno de Homenagem. À noite, a exibição da 14ª Mostra Foco Capixaba, e da 15ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, com todos os filmes produzidos no Espírito Santo.

O Festival, que transforma a cidade de Vitória na capital do cinema brasileiro, conta com patrocínio da Petrobras e patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.

A noite de abertura teve apresentação dos atores Lucas Leto, o Sardinha da novela Vale Tudo, e Thardelly Lima, destaque como Tony Junior, no longa-metragem Bacurau, de Kleber Mendonça Filho. Para iniciar o 32º Festival de Cinema de Vitória, o gerente de Engenharia de Produção da Unidade do Espírito Santo da Petrobras, Vasco Alves de Oliveira Neto deu boas-vindas ao público.

O engenheiro Vasco Alves de Oliveira Neto representando a Petrobras. Foto: Vikki Dessaune/ Acervo Galpão IBCA

“É uma honra para a Petrobras participar do Festival de Cinema de Vitória. Essa é a parceria cultural mais longeva aqui no Espírito Santo. Ao longo dos 70 anos, passamos por muitos desafios e sempre contamos com a inovação e a criatividade do capixaba. O desafio da Petrobras é a transição energética justa, continua produzindo energia que nossa sociedade precisa. Cada vez mais limpa, com menos emissões, respeitando o meio ambiente, os trabalhadores, as pessoas, considerando toda a diversidade possível. A Petrobras apoia a cultura brasileira e acredita que a cultura é fator de mudança na vida das pessoas. Vida longa ao cinema brasileiro.”

Cláudia Afonso, diretora do Museu Vale e representante do Instituto Cultural Vale. Foto: Vikki Dessaune/ Acervo Galpão IBCA

Logo após, a diretora do Museu Vale, Cláudia Afonso, representando o Instituto Cultural Vale, também saudou o público. “Com imenso prazer, gostaríamos de dar boas-vindas. É um prazer imenso pra gente estar no Festival, um dos mais importantes do cinema brasileiro. Hoje começa a 32ª edição que mostra um panorama abrangente da cultura do nosso País. Mais do que nunca, entendemos a cultura como espaço de encontro e troca de informações. É com esse entendimento que atuamos em todo o Brasil e no Espírito Santo. Ano passado foram mais de 25 milhões investidos aqui no estado, três milhões de pessoas alcançadas com esses projetos, com 947 produtos culturais realizados.” 

Lethicia Ribeiro, gerente de Entretenimento da Rede Gazeta. Foto: Vikki Dessaune/ Acervo Galpão IBCA

Depois, a gerente de Entretenimento da Rede Gazeta, Lethicia Ribeiro, falou sobre a longevidade da parceria com o Festival de Cinema de Vitória. “Estou aqui com muito orgulho representando a Rede Gazeta, uma parceria que tem 32 anos de Festival. Também pertencemos a esse mesmo ecossistema e nos consideramos aliados de produtores, público, e quero saudar a Lucia Caus, essa mulher que batalha pela cultura. A Rede Gazeta produz conteúdo que tem compromisso com a cultura e a arte capixaba. É nosso DNA falar de Cultura, de arte e a gente faz isso com muito orgulho. Vamos fazer pela primeira vez um programa inteiro dedicado ao cinema capixaba e ao festival. Queremos fomentar e dar cada vez mais visibilidade aos nossos produtores locais. Muito obrigado e um ótimo festival pra todo mundo.”

Larissa Delbone, produtora executiva do Festival de Cinema de Vitória. Foto: Vikki Dessaune/ Acervo Galpão IBCA

Por fim, a produtora executiva do Festival de Cinema de Vitória, Larissa Delbone falou sobre a realização da 32ª edição do evento. “É um imenso prazer começar a edição num momento incrível do cinema brasileiro. A emoção exibida na tela também movimenta a economia. Quero agradecer à Petrobras, nossa patrocinadora longeva, ao Instituto Cultural Vale, ao Banestes e a Rede Gazeta que nos dá o presente de revisitar nossa história. Essa edição tem mais de 100 produções na programação e essa é uma semana que o cinema brasileiro mora no Espírito Santo.”

32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Joias, do Canal Brasil e do Hotel Senac Ilha do Boi, da TVE e do Fórum dos Festivais. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.

Compartilhe: