Janela importante para a difusão do cinema LGBTQIAPN+, a 15ª Mostra Quatro Estações apresentou produções em que a música conduz as diversas facetas apresentadas em cada uma das produções selecionadas para exibição no 32º Festival de Cinema de Vitória, na tarde deste domingo (20), na Sala Marien Calixte, 3º andar do Sesc Glória. A sessão contou com a apresentação do ator Luiz Carlos Cardoso.

O Festival, que transforma a cidade de Vitória na capital do cinema brasileiro, conta com patrocínio da Petrobras e patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.

“Neste ano a Mostra Quatro Estações continua fiel à sua vocação, mas curiosamente, apresenta um outro subtexto tão pulsante quanto impossível de ignorar: Um conjunto de filmes queer regidos por trilhas sonoras ou quiçá leitmotivs insuspeitos”, disse a Comissão de Seleção formada por Flavia Candida, Waldir Segundo e Viviane Pistache em seu texto curatorial.

A dupla Ana Squilanti e Fernanda Wagner, do curta-metragem 2 de Copas. Foto: Vikki Dessaune/ Acervo Galpão IBCA

A mostra exibiu os filmes 2 de Copas (Ana Squilanti, FIC, SP, 18’), Kabuki (Tiago Minamisawa, ANI, SP, 14’), Kings (Juliana Pamplona, DOC, RJ, 15’), Lacraia Vai Tremer (Lá Baiano e Jadson Titanium, DOC, ES, 12’), Queimando por Dentro (Matheus Farias e Enock Carvalho, FIC, PE, 16’) e Raposa (João Fontenele e Margot Leitão, FIC, CE, 15’).

A diretora de 2 de Copas, Ana Squilanti, estava na sessão acompanhada da montadora do filme, Fernanda Wagner. “Estamos muito felizes de estarmos aqui nessa sessão. Eu vim da literatura, então gosto de trabalhar com questões relacionadas à esse universo e acho que esse é nosso papel: fazer as pessoas sentirem, pensarem e repensarem”, pontuou Fernanda. A realizadora complementou: “Esse é o segundo projeto que trabalhamos juntas, então temos essa intimidade, é esse tempo de pensar e costurar as ideias. Estamos ansiosas não só pelo nosso filme, mas pelo dos outros colegas também.”

O 32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias, do Canal Brasil e do Hotel Senac Ilha do Boi, da TVE e do Fórum dos Festivais. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.

Compartilhe: