Vitória é a capital do cinema brasileiro. Começa no sábado (19) e vai até a próxima quinta-feira (24) o 32º Festival de Cinema de Vitória, o maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo. O 32º FCV conta com patrocínio da Petrobras e patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA. Confira os destaques dos primeiros dias de evento.

E o primeiro dia de Festival é inteiramente capixaba. A programação de sábado começa às 14 horas, no Sesc Glória, na Sala Cariê Lindenberg, com a exibição do longa Margeado, de Diego Zon, na Sessão Especial Longas Capixabas e tem bate-papo com o diretor e a equipe do filme logo em seguida. Às 17 horas, têm início as homenagens à atriz, diretora e produtora Verônica Gomes, na coletiva com a Homenageada Capixaba do 32º FCV, no Hub ES+, na Praça Costa Pereira. Logo depois, às 19 horas, no Sesc Glória, tem a abertura oficial do Festival com a homenagem à Verônica Gomes, uma das figuras mais emblemáticas da produção cultural no Espírito Santo.

Ainda na noite de abertura, a 14ª Mostra Foco Capixaba, exibindo os curtas “Nosso Tempo a Sós”, de Júlio Costa; Castelos de Areia, de Giuliana Zamprogno; “A Última Sala”, de Gabriela Busato e Júlio Cesar; e “Os Cravos”, de Renan Amaral. E abrindo a 15ª Mostra Competitiva Nacional de Longas e encerrando a primeira noite de Festival, uma história sobre pertencimento e afeto. “O “Deserto de Akin”, terceiro filme de Bernard Lessa, tem como ponto de partida a presença de médicos cubanos no programa Mais Médicos na vida de comunidades fora das grandes metrópoles.
O 32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Joias, do Canal Brasil e do Hotel Senac Ilha do Boi, da TVE e do Fórum dos Festivais. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.