Game Girls é um filme que fala sobre Mega, uma transhumana que existe em um multiverso e fica intrigada com os depoimentos de inúmeras mulheres da indústria de games. A obra, da capixaba Saskia Sá, será exibida na terça-feira (22), às 14 horas, no 2º andar do Sesc Glória, dentro da Sessão Especial Longas Capixabas, seguida de debate com realizadores e equipes.
A mostra não-competitiva integra a programação do 32º Festival de Cinema de Vitória, que conta com patrocínio da Petrobras e patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.
“O mundo dos games é um universo rico de experiências imersivas que atravessa as telas e influencia outros setores da vida contemporânea. As mulheres fazem e fizeram parte desse universo desde o início, com grandes profissionais que revolucionaram a indústria com suas criações, como Brenda Romero e Jane Jensen, por exemplo”, disse Saskia Sá.
A cineasta explica sua visão sobre crescimento da indústria dos games e fatores econômicos elevados. “Investigar esse fenômeno social sob a perspectiva das mulheres se tornou um objetivo das nossas produtoras, já que trabalhamos com produtos audiovisuais que privilegiam as mulheres nas nossas equipes, além de termos o profundo interesse de contar histórias sobre mulheres com nossos projetos em parceria entre a Druzina Content e a Horizonte Líquido, coprodutoras do filme”.
Saskia revela que conhecer histórias de mulheres diversas nesse universo gamer foi interessante, no Brasil e em outros países. “Compreendemos que as situações de misoginia ocorrem praticamente com todas as mulheres, não importando idade, função, situação econômica, em que setor elas trabalhem, se no desenvolvimento ou na pesquisa, se nos e-sports ou se apenas usam os games como entretenimento”.
Durante a produção do filme, a diretora se deparou com a pandemia, provocando assim um desafio para seguir o projeto. “Foi bastante desafiador, pois tivemos a verba do edital liberada e começamos a pré-produção do filme, mas em seguida veio a pandemia que nos fez buscar formas inovadoras de contas essas histórias presentes no doc, filmando remotamente e integrando a nossa personagem em animação 3D, a Mega que acabou trazendo leveza na condução de assuntos tão sérios”.
Mega agora será apresentada ao público do 32º Festival de Cinema de Vitória. “Esse festival é o primeiro da carreira do filme. É um festival com o qual tenho uma relação de muitos anos e que sempre trouxe muito aprendizado na minha carreira de cineasta e produtora. Estou muito ansiosa pela exibição, com uma expectativa de entregar um produto bonito e interessante para o público, com uma linguagem que converse não só com quem conhece o mundo dos games a fundo, mas também para o público em geral que tenha curiosidade e interesse em saber mais desse universo”.
O 32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Joias, do Canal Brasil e do Hotel Senac Ilha do Boi, da TVE e do Fórum dos Festivais. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.