A 7ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico está com a programação pronta para exibição no 32º Festival de Cinema de Vitória. Por definição do curador Waldir Segundo, a janela é uma “zona de instabilidade onde as leis da física, da lógica e da moral se desfazem, e outras versões do mundo se insinuam”. Quatro filmes foram selecionados e serão exibidos na Sala Cariê Lindenberg, no Sesc Glória.
O Festival, que transforma a cidade de Vitória na capital do cinema brasileiro, conta com patrocínio da Petrobras e patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.
Os filmes selecionados para a mostra são Encontros Sobrenaturais (Lucas Carvalho, DOC, ES, 17’), Lança-Foguete (William Oliveira, FIC, PE, 16’), Festa Infinita (Ander Beça, FIC, PE, 25’) e Umbilina e Sua Grande Rival (Marlom Meirelles, FIC, PB, 20’).

Em Encontros Sobrenaturais, o diretor Lucas Carvalho traz memórias da sua infância para o documentário. “São relatos que escutava quando era criança, sentado no meio-fio depois de um dia inteiro brincando em uma pracinha de chão batido. É uma maneira de manter essas histórias vivas e acessíveis para as novas gerações”, pontua ele.

Segundo o diretor William Oliveira, Lança-Foguete, “é um filme realizado de forma totalmente independente. Infelizmente, não contou com o apoio de editais, mas decidi investir recursos próprios e reunir grandes amigos que acreditavam profundamente na história. Com muita criatividade, profissionalismo e amor, conseguimos tirar o projeto do papel.”

Sobre a ficção Festa Infinita, o diretor Ander Beça conta que o filme foi gravado em 2022. “O caminho que os personagens constroem juntos (e apenas juntos) e de onde tiram o fôlego para alimentar suas vitalidades, é um breve instante dentro da realidade a qual estão presos”.

O cineasta Marlom Meirelles destaca sobre a produção de Umbilina e Sua Grande Rival, que conta a participação da atriz Marcélia Cartaxo. “As locações exigiram grandes intervenções — em especial a casa de Umbilina, que, embora pareça uma típica casa nordestina, foi inteiramente construída pelo nosso departamento de arte, do zero”.
O 32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Joias, do Canal Brasil e do Hotel Senac Ilha do Boi, da TVE e do Fórum dos Festivais. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.