Vários prédios da Praia do Morro, no município de Guarapari, ficam “apagados” fora da temporada de verão. Inspirado nesta paisagem, o cineasta Rodrigo Aragão produziu o longa-metragem Prédio Vazio, que será exibido na segunda (21), às 14 horas, na Sala Cariê Lindenberg, no 2º andar do Sesc Glória, dentro da Sessão Especial Longas Capixabas, seguida de debate com realizadores e equipes.
A mostra não-competitiva integra a programação do 32º Festival de Cinema de Vitória, que conta com patrocínio da Petrobras e patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.
“Prédio Vazio foi um filme escola. Ministramos oito oficinas em diferentes áreas técnicas para 280 inscritos. A partir disso, selecionamos os alunos que se destacaram para formar metade da equipe. Essa foi uma ótima maneira de mapear pessoas interessadas em fazer cinema em nosso estado”, disse o diretor.
Rodrigo Aragão tem mais de 30 anos de carreira, e teve suas obras exibidas em mais de 120 festivais e mais de 30 prêmios. Durante a filmagem de Prédio Vazio, ele apostou em uma técnica clássica do cinema. “No início da pré-produção, pensamos em filmar em um edifício real. Mas nas primeiras pesquisas percebemos que teríamos grandes dificuldades. Então resolvemos trabalhar com miniaturas e truques da época do cinema mudo. Acho que isso deu um aspecto muito original para o filme”.
Segundo Aragão, Prédio Vazio é seu trabalho que mais dialoga com o Espírito Santo. “É meu filme mais capixaba, pois a cidade de Guarapari é um personagem e o filme tem várias referências que só quem vive no Espírito Santo entende. Então, é muito emocionante estar no Festival de Vitória onde o público sempre me presenteou com sessões maravilhosas. Além da sessão, ter esse contato direto com o público capixaba é um grande presente para qualquer cineasta”, afirma Rodrigo Aragão.
O 32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias, do Canal Brasil e do Hotel Senac Ilha do Boi, da TVE e do Fórum dos Festivais. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.