Uma espécie de “exercício de escrita criativa autoimposto” fez com que Renan Amaral, em 2019, caminhasse para a produção do curta-metragem Os Cravos, selecionado para a 14ª Mostra Foco Capixaba, que acontece dia 19 de julho, às 19 horas, no Sesc Glória. A mostra faz parte da programação do 32º Festival Cinema de Vitória, que acontece de 19 a 24 de julho, e conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura.
“Me propus tentar essa estratégia na composição de uma história e aí surgiu um monólogo teatral que, naquele momento, se chamava ‘Entre flores e segredos’ (e que ainda não foi produzido). Mais tarde, revisitei o texto e o transformei em um conto, que dei o título de Os Cravos (e o porquê desse título está no filme), e publiquei no meu livro de contos Fúrias Internas e Outras Cóleras”, revelou Renan Amaral
Protagonista do filme, Mateus é extremamente complexo. “É um prato cheio para qualquer roteirista. A grande dificuldade foi fazer a adaptação da literatura/monólogo para o cinema, porque tanto a esquete quanto o conto são narrados em primeira pessoa. Ele é um personagem verborrágico, porque é na contradição entre o que ele fala e o que ele faz que está a riqueza da história. A força da história está na visão de mundo do protagonista e nas inúmeras camadas que ele tem”.
O diretor de Os Cravos conta que o filme teve poucos atores em cena e poucos cenários. “Ao longo da minha carreira venho aprendendo a pensar no curta como um curta, ou seja, se é pra ter 15 minutos com crédito, o roteiro não pode passar de 10 páginas. Esse entendimento do tamanho da história é fundamental para quem produz, e eu só aprendi isso fazendo”.
Renan Amaral comemora a primeira seleção para o Festival de Cinema de Vitória. “Estar na seleção oficial do Festival de Cinema de Vitória é a realização de um sonho e um passo muito significativo na carreira. Eu e a minha sócia, a atriz e produtora executiva Fran Mattoso, a gente já vem produzindo cinema há um tempo. Abrimos a produtora em 2017 e, desde então, sempre inscrevemos alguma coisa no festival de Vitória. Finalmente esse momento chegou”.
Segundo o diretor, será a primeira exibição de Os Cravos para o público. “Poder estrear o filme em um dos maiores festivais de cinema do Brasil e ainda na minha terra, para o povo capixaba, é uma honra imensa. Um dos motivos de eu ter escolhido trabalhar com cinema é o desejo de contar histórias para o povo. Vai ser muito incrível ouvir do grande público o que acharam, que conclusões tiraram, o que gostaram ou não na história”.
O 32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias, do Canal Brasil e do Hotel Senac Ilha do Boi, da TVE e do Fórum dos Festivais. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.