Na pandemia da Covid-19, o mundo acompanhou o grande número de mortes diárias na Itália por conta da doença, mostrando que aqueles que podiam, fugiram do país. Em direção contrária a essa atitude, uma brigada de médicos de Cuba foram ao foco do vírus. E é inspirado nessa ação que surge O Deserto de Akin, longa-metragem capixaba do diretor Bernard Lessa, que estará em cartaz na 15ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, que acontece de 19 a 23 de julho, às 19 horas, no Teatro Glória.
A mostra faz parte da programação do 32º Festival Cinema de Vitória, que acontece de 19 a 24 de julho, e conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.
“Isso me motivou a pesquisar mais sobre a medicina cubana e a atuação dos médicos cubanos aqui no Brasil até 2018, quando o programa Mais Médicos, que era um programa de atenção à saúde preventiva, foi interrompido”, disse Lessa.
O Deserto de Akin é o terceiro longa-metragem de Bernard, o segundo de ficção. “O filme tinha algumas dificuldades de produção, como trazer um ator de Cuba, o trâmite com a areia, alguns efeitos e etc, mas acredito que toda a equipe estava muito sintonizada e também comprou a ideia do projeto. Filmamos entre Serra, Aracruz, Vitória e Itaúnas (cidades do Espírito Santo) ao longo de 18 dias em meados de 2023”.
Bernard Lessa já apresentou algumas produções no Festival de Cinema de Vitória e aguarda ansiosamente a oportunidade de exibir O Deserto de Akin na disputa pelo Troféu Vitória. “Havia uma expectativa da nossa parte de fazer o filme chegar ao público capixaba no Festival de Vitória. É um festival no qual eu já estive na produção, já estive com curta-metragem na Mostra Corsária, na Competitiva de Curtas, com longa convidado e agora na Competitiva Nacional de Longas. É uma honra e uma alegria poder apresentar o filme à equipe e ao público nesse festival que a cada ano só reforça e amplia sua importância no cenário brasileiro de cinema”.
32º FCV
O 32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Joias, do Canal Brasil e do Hotel Senac Ilha do Boi, da TVE e do Fórum dos Festivais. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.