O cineasta Gustavo de Carvalho passou um susto no interior de São Paulo. O pai do diretor cinematográfico precisou ser levado para um hospital, e enquanto o filho aguardava na sala de espera durante a madrugada, presenciou histórias que inspiraram a narrativa de Arame Farpado, filme que será exibido na 29ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que acontece de 20 a 23 de julho, às 19 horas, no Teatro Glória.

A mostra faz parte da programação do 32º Festival Cinema de Vitória, que acontece de 19 a 24 de julho, e conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura

“O filme se passa, em sua maior parte, justamente na sala de espera de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Ao mesmo tempo, coincidiu com uma vontade que tinha de contar a história de duas irmãs vindas da zona rural e suas idiossincrasias rebeldes. Esse encontro deu origem à Arame Farpado”, conta Gustavo de Carvalho. 

A produção do curta-metragem foi feita em Paraguaçu Paulista, cidade do interior de São Paulo, com filmagens na zona rural e na zona urbana do município. “Uma UPA foi inteiramente montada dentro de um prédio, incluindo suas partes internas e externas. A equipe contou com membros da própria cidade e também vindos da capital, assim como o elenco, protagonizado pela jovem Isabella Guido, de 12 anos, de origem de Paraguaçu mesmo, atuando em seu primeiro filme, ao lado de Camila Botelho, atriz mineira que entrou de cabeça no filme”.

A locação da UPA, montada especialmente para o filme,  fez a população local acreditar que estava ganhando uma nova unidade de saúde. “O hospital que foi montado do zero para o filme gerou um grande rebuliço pela cidade, com moradores acreditando que realmente um novo hospital estava sendo aberto pela prefeitura. A comoção foi tão grande que a prefeitura precisou fazer uma nota pública à população explicando que tudo se tratava de um cenário de um filme”, revela Gustavo de Carvalho.

Estreante no 32º Festival de Cinema de Vitória, o diretor está com grandes expectativas para a da 29ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas. “É minha primeira vez no Festival de Vitória, receber a notícia da seleção foi uma alegria por ser um dos primeiros festivais que vai exibir Arame Farpado no Brasil, assim como fazer parte da história que o Festival de Cinema de Vitória tem para o audiovisual brasileiro. Falando por toda a equipe e elenco: estamos animados!”.

32º FCV

32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias, do Canal Brasil e do Hotel Senac Ilha do Boi, da TVE e do Fórum dos Festivais. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.

Compartilhe: