Do Rio de Janeiro, o filme Insubmissas reúne, à convite da diretora-geral Carol Benjamin, as visões de Tais Amordivino, Luh Maza, Julia Katharine e Ana do Carmo para contos de autoras pouco aclamadas na literatura brasileira, mas que se opuseram aos padrões sexistas com um feminismo em construção no Brasil. A temática está na obra, que será exibida na 15ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, que acontece de 19 a 23 de julho, às 19 horas, no Teatro Glória.
A mostra faz parte da programação do 32º Festival Cinema de Vitória, que acontece de 19 a 24 de julho, e conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura.
O projeto começou com uma pesquisa da diretora Carol Benjamin, com colaboração da pesquisadora Taís Bravo e da roteirista Clara Peltier. “A literatura é um valoroso documento sobre o imaginário de uma época. Não é à toa que a escrita de mulheres do final do século XIX é tão pouco preservada. Encontramos, em nossa cuidadosa pesquisa, uma literatura que escancara o surgimento da ‘Nova Mulher’, que não se conforma em se restringir às limitações da sociedade sobre sua participação como sujeito ativo na cultura do seu tempo”, disse Carol Benjamin.
Insubmissas se divide em quatro partes: As Duas Noivas, dirigido por Tais Amordivino; Nada Somos, dirigido por Luh Maza; Tarde Demais, dirigido por Julia Katharine; e Nevrose, dirigido por Ana do Carmo. “Como as escritoras oitocentistas, nossas diretoras de hoje são mulheres que desafiam padrões pré-estabelecidos sobre o imaginário da mulher autora, criadora, que propõe uma contribuição intelectual e artística relevante para a cultura de seu tempo”, aponta Carol Benjamin, que complementa:
“Ser autor de uma obra, seja ela literária ou cinematográfica, é ser capaz de construir novos modos de perceber e de narrar a realidade. Estimular o trabalho de mulheres autoras é também oferecer condições para a construção de um novo imaginário que inclua personagens femininas complexas, que sejam protagonistas de suas próprias trajetórias”.
32º FCV
O 32° Festival de Cinema de Vitória conta com patrocínio da Petrobras e com patrocínio institucional do Instituto Cultural Vale e do Banestes, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio da TV Gazeta, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias, do Canal Brasil e do Hotel Senac Ilha do Boi. Conta também com parceria do Sesc Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.